Líder do MPLA quer Congresso a marcar “momento de unidade e coesão do partido”

O líder do Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA) desejou hoje, em Luanda, que o próximo congresso do partido, que vai marcar a transição política, se afirme como um momento de “unidade e de coesão política e ideológica”.

José Eduardo dos Santos discursava hoje na abertura da IV sessão extraordinária do Comité Central (CC) do MPLA, realizada para analisar os preparativos do VI congresso extraordinário do partido no poder, que se realiza a 08 de setembro próximo.

Segundo José Eduardo dos Santos, líder do partido desde 1979, o encontro de hoje visa proceder à apreciação do projeto de informação do Comité Central do MPLA ao congresso.

Por outro lado, será apreciado o projeto de regulamento da atribuição dos títulos de presidente emérito, de membro honorífico do CC e de “militante distinto” do MPLA, em conformidade com os estatutos do partido.

O também ex-Presidente da República de Angola, que esteve 38 anos no poder, referiu que a preparação do congresso entrou na fase derradeira, “para a qual os membros da direção do partido, os militantes, simpatizantes e amigos não têm poupado esforços para que seja um êxito e alcance os objetivos pretendidos”.

“Na verdade, desejamos que o VI congresso extraordinário, que vai marcar uma transição política no seio do partido, se afirme como um momento de unidade e de coesão política e ideológica”, disse Eduardo dos Santos.

Segundo o líder do MPLA, os documentos submetidos à consideração do CC “espelham a vontade da massa militante do partido, que foi devidamente consultada, através dos respetivos comités provinciais, que realizaram reuniões plenárias no período de 07 a 12 de junho do presente ano”.

Deste modo, o Comité Central submeterá ao congresso dois projetos de resolução, ligados ao primeiro chefe de Estado de Angola, Agostinho Neto, conferindo-lhe os títulos de “Presidente Emérito do MPLA” e de “Membro Honorífico do Comité Central”.

No congresso serão apresentados três outros projetos de resoluções do Comité Central, todos ligados a José Eduardo dos Santos, que será condecorado com os títulos de “Presidente Emérito do MPLA”, de “Membro Honorífico do Comité Central” e de “Militante Distinto do MPLA”

Também no Congresso, o atual Presidente de Angola, João Lourenço, atual vice-presidente do MPLA, vai suceder a José Eduardo dos Santos na liderança do partido.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa
Etiquetas: Angola

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 3 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 3 de…

há % dias

Portugal é o sétimo país europeu mais atrativo para investir em hotelaria

O estudo ‘2024 European Hotel Investor Intentions Survey’, levado a cabo pela CBRE, concluiu ainda…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

3 de maio, nasce Maquiavel, que combate a ética cristã

Nicolau Maquiavel nasceu em Florença, Itália, a 3 de maio de 1469. Historiador, poeta, diplomata…

há % dias

2 de maio, morre Leonardo da Vinci, o maior génio da História

Leonardo da Vinci recorda-se a 2 de maio, dia da morte do maior génio da…

há % dias

Ciberataques ao setor financeiro aumentaram 53% devido ao aumento dos serviços bancários online

O relatório Threat Landscape Report, da S21sec, garante que os atacantes adaptaram as suas técnicas…

há % dias