Mundo

Líder do Canadá diz que é possível alcançar acordo comercial até sexta-feira

O primeiro-ministro canadiano afirmou hoje que decorrem “conversações muito precisas” com os Estados Unidos sobre a revisão do Tratado de Comércio Livre da América do Norte e que é possível chegar a “um bom acordo até sexta-feira”.

Negociadores dos Estados Unidos e do Canadá reuniram-se hoje em Washington para conversações sobre uma nova versão do tratado, depois de já ter sido alcançado um acordo entre norte-americanos e mexicanos.

“Há uma possibilidade de se alcançar um bom acordo para o Canadá”, declarou Justin Trudeau, em conferência de imprensa, depois de assinalar que os dois outros signatários gostariam que fosse alcançado um acordo tripartido até sexta-feira.

“Mas isso é apenas uma possibilidade, dado que depende de se tratar ou não de um bom acordo para o Canadá”, afirmou o dirigente liberal.

A equipa de negociadores do Canadá, dirigida pela ministra dos Negócios Estrangeiros, Chrystia Freeland, chegou na terça-feira a Washington.

Nesta altura decorrem “negociações muito precisas”, segundo Trudeau.

“Continuo animada pelas boas conversações que temos (com os norte-americanos) e pelos progressos alcançados”, indicou Freeland, pouco antes das declarações de Trudeau.

Otava optou por deixar o México e os Estados Unidos resolverem os seus diferendos em negociações bilaterais antes de voltar à mesa das negociações sobre uma nova versão do acordo alcançado entre os três países em 1994.

Em destaque

Subir