Categorias: MundoNas Notícias

Líder da Câmara dos Comuns obrigado a intervir para desempatar votação parlamentar sobre o Brexit

O líder da Câmara dos Comuns, John Bercow, foi hoje forçado a intervir para desempatar uma votação sobre o Brexit após esta terminar num empate, acabando por bloquear um terceiro dia de “votos indicativos”.

“O racional para o exercício deste voto é que não cabe ao presidente criar uma maioria que, de outra forma, não existe”, explicou, após ser conhecido o resultado da votação, que acabou empatada a 310 votos.

Em causa estava uma proposta do trabalhista Hillary Benn para que o processo de “votos indicativos” fosse retomado na segunda-feira, depois de os dos dois dias anteriores, a 27 de março e 01 de abril, não terem resultado num consenso em qualquer das opções apresentadas

Bercow votou contra e invocou o princípio da precedência, lembrando que este direito de voto foi usado pela última vez em 1993, numa votação relacionada com o Tratado europeu de Maastricht.

A proposta de Hillary Benn foi votada como emenda a uma moção para começar hoje a ser discutido um projeto de lei para forçar o governo a pedir um novo adiamento da data de saída do Reino Unido da União Europeia (UE).

Este projeto de lei, submetido por um grupo de deputados trabalhistas e conservadores encabeçado por Yvette Cooper, exige que a primeira-ministra, Theresa May, apresente um plano para pedir uma nova prorrogação do Brexit para além de 12 de abril.

O plano, que foi consentido por 312 votos a favor e 311 contra, implica que a discussão e aprovação do texto na Câmara dos Comuns seja iniciada esta tarde e concluída até às 22:00 horas de hoje, passando em seguida para a Câmara dos Lordes, acelerando um processo que normalmente demora semanas ou meses.

O texto foi apresentado no âmbito do processo conduzido pelo deputado conservador Oliver Letwin para tentar romper o impasse parlamentar em redor do Brexit, que já resultou em três chumbos do Acordo de Saída negociado pelo governo com Bruxelas e também na rejeição das opções alternativas no âmbito dos “votos indicativos”.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de sexta-feira, 24 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 24 de…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de quinta-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

24 de maio, tem início a Guerra dos Cem Anos

É um dos maiores conflitos militares da Europa e começou a 24 de maio de…

há % dias

22 de maio, nasce Hergé, o ‘pai’ de Tintin, nazi e defensor de ideais racistas

Escritor, artista, e desenhador de banda desenhada, Hergé ficou célebre pela personagem que criou, mas…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

20 de maio, Timor-Leste liberta-se da ocupação indonésia

Hoje é dia de homenagear as vítimas timorenses, não apenas as vítimas do massacre no…

há % dias