Nas Notícias

Foi libertada uma mulher que esteve 16 anos em cativeiro na casa da família

As autoridades brasileiras resgataram uma mulher que passou 16 anos em cativeiro dentro da propriedade da família, no interior do Ceará. A mulher estava fechada dentro de um quatro, com três metros quadrados, sem casa de banho, contendo apenas uma rede para dormir.

Maria Lúcia de Almeida Braga foi fechada na divisão quando tinha apenas 20 anos, após ter engravidado de um desconhecido. O pai e o irmão tomaram então a decisão de fechá-la no compartimento, que estava bem escondido e longe dos olhares dos vizinhos.

Quando Maria Lúcia deu à luz nesse mesmo quarto, o seu bebé foi entregue a outra família, que já foi identificada.

Foi graças a uma denúncia anónima que originou a libertação da mulher, com 36 anos atualmente. As autoridades chegaram ao local, no passado dia 09 de março, e o que encontraram foi de uma natureza desumana: Maria Lúcia estava nua, sem conseguir falar, rodeada de urina e fezes.

Segundo contam as autoridades, o quarto não tinha eletricidade, pelo que a única luz que tinha vinha de uma pequena janela, a mulher comia duas vezes ao dia, fazia as necessidades fisiológicas no chão do quarto e não havia como tomar banho.

Este caso só agora foi tornado público pela Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará, uma vez que o irmão da mulher, João de Almeida Braga, foi detido, de acordo com a Polícia Civil.

“A única reação dela ao ver a equipa de polícias foi abrir os braços e vir na nossa direção. No dia em que a encontrámos, a vítima estava atónita. Ao longo dos últimos 20 dias, já ganhou algum peso, já escreve e começa a falar, mas ainda com dificuldade. Aos poucos, está a começar a viver”, disse um agente da Polícia Civil.

Em destaque

Subir