Mundo

Libby Lane, a primeira bispa anglicana: Ou é mulher bispo?

bispa A anglicana Libby Lane tornou-se, aos 48 anos, na primeira mulher nomeada para um bispado. A madre, casada e mãe de dois filhos, foi nomeada pela Igreja de Inglaterra como bispo de Stockport. “Compreendo que é um dia histórico para a Igreja”, afirmou a religiosa.

Uma palavra que até agora só se usava no masculino passou a ter uma correspondente feminina. Aos 48 anos, a madre Libby Lane foi nomeada bispo de Stockport, em Inglaterra.

É a primeira vez que uma mulher é designada para um bispado. A decisão inédita foi tomada pela Igreja Anglicana, mais célere a adaptar-se aos tempos modernos do que a Igreja Católica Romana.

Para Libby Lane, casada e mãe de dois filhos, não é a primeira vez que serve como pioneira. Em 1994, fez parte do primeiro casa a ser ordenado em conjunto para o sacerdócio.

“É uma alegria inesperada estar aqui hoje. É um dia assinalável para mim e compreendo que é um dia histórico para a Igreja”, começou por afirmar.

“Estou honrada e reconhecida por ser chamada para servir como bispa de Stockport e entusiasmada também, bem como um pouco intimidada, por me confiarem este ministério”, reconheceu Lane, nas primeiras declarações na sede oficial do bispado de Stockport.

A religiosa admitiu a responsabilidade de abrir novos caminhos para as mulheres dentro da Igreja Anglicana: “Esta manhã estou consciente do incontável número de mulheres e homens que, durante décadas, olharam para o futuro em que a Igreja de Inglaterra anunciaria a sua primeira mulher bispo”.

Embora Libby Lane só seja consagrada bispa a 26 de janeiro do próximo ano, já realizou a primeira homilia: pediu um minuto de silêncio pelas vítimas do recente ataque talibã a uma escola no Paquistão.

“É uma nomeação histórica e um passo importante para a Igreja no sentido de uma maior paridade no seio da sua hierarquia”, afirmou o primeiro-ministro britânico, David Cameron.

Em destaque

Subir