A LG deu um passo em frente e foi a primeira marca a arriscar num smartphone modular. Lembra-se do Projeto Ara da Google? Esse projeto tinha por base o desenvolvimento de um equipamento modular, onde era possível adicionar componentes de hardware, semelhante a um computador.
Apesar de o LG G5 não estar, nem perto do projeto inicial da Google, a verdade é que este é o primeiro passo para o futuro no desenvolvimento de um dispositivo que nos permita manter um equipamento por muito mais tempo, bastando adicionar novos recursos, consoante as necessidade.
O LG G5 vai permitir adicionar componentes-extra, neste caso, o acessório de demonstração é o CAM Plus (ver vídeo) que, como o nome indica, é um acessório que permite adicionar funcionalidades mais profissionais à câmara. O CAM Plus tem ainda uma pequena bateria de 1200mAh, o que concede ao aparelho alguma autonomia extra.
Em termos de características técnicas o LG G5 tem um ecrã de 5,3 polegadas e conta com um processador Snapdragon 820 de 64 bits que roda a 2,2Ghz. Vem com 4GB de memória RAM e 32GB para armazenamento interno. Em relação à fotografia, o LG G5 dispõe de duas câmaras traseiras, uma de 16MP e outra de 8MP.
Esta dupla câmara permite a captura de imagens de ângulos até 135 graus, com a lente de 16MP e 78 graus com a lente de 8MP. A sua câmara frontal será de 8MP. Outra característica interessante deste LG G5 é o facto de ser um Dual-Sim multifunções. Ou seja, em vez de dois cartões para telecomunicações, o utilizador poderá optar pela expansão de armazenamento e introduzir um cartão MicroSD.
Em termos de autonomia este smartphone também não deixa a desejar, tendo uma bateria de 2800mAh, que lhe podem conceder uma boa autonomia. O LG G5 vem equipado com o Android 6.0 Marshmallow. Veja o vídeo de apresentação.