Apresentações/Novidades

Lexus NX para singrar no segmento dos ‘crossover’ de luxo

LexusNX 114LexusNX 114 600O Lexus NX é a proposta da marca do grupo Toyota para o exigente segmento dos SUV de luxo, com um lançamento antecedido de uma fortíssima campanha publicitária, onde o artista norte-american Will I Am é a face mais visível.

Revelado no Salão de Pequim, o novo ‘crossover’ da Lexus é compacto e facilmente identificado com a marca, com linhas fortes e agressivas, e tem como cartão de visita generosa grelha, que desce até à base do pára-choques dianteiro enquadrando pequenas óticas e integrando entradas de ar verticais.

As razões para esta estética estão intimamente ligadas ao caráter desportivo que a Lexus quis incutir no NX, para além do requinte e espaço a bordo, com um nível de equipamento a condizer com motores potentes. Isto independentemente da versão em causa, desde o Executive ao Fsport, passando pelo Executive +.

Os 4,6 metros de comprimento, permitem uma habitabilidade que equipara este Lexus a concorrentes como o BMW X3, o Volvo XC60 ou o Audi Q5, embora mais pequeno que o seu ‘irmão’ RX450H.

LexusNX 214 600Como modelo ‘premium’ que se preze, o LX disponibiliza a tecnologia mais atual ao nível da condução para o prazer do utilizador, tanto na forma como trata a direção assistida elétrica, que atua de forma muito progressiva, como na aceleração e resposta do turbo (graças ao sensor G) do motor 2,5 litros convencional de 197 cv (comum ao RX450H), complementar ao motor elétrico da variante Hybrid Drive disponível a partir do final deste ano no nosso país.

Em utilização híbrida o novo ‘crossover’ da Lexus será mais suave do que no modo’Sport’ da versão F-Sport, adequando-se mais a longas viagens. Sendo que em ambas as situações o habitáculo é comparável ao do seu ‘irmão’ IS, assemelhando-se mais a um ‘sedan’ de luxo do que o do SUV RX.

É disso exemplo a própria colocação dos bancos, mais baixa que nos outros ‘crossovers’ e com mais apoio lombar. Isto a par com materiais ainda mais nobres, como a pele e o alumínio.

LexusNX 314 600Em termos de tecnologia ‘media’, o Lexus NX é o primeiro modelo da marca a utilizar um sistema que permite recarregar telemóveis por via ‘wireless’, marcando também a estreia de um novo Interface Remoto Lexus – com ecrã touch pad e capacidade de traçar e-mails e mensagens de forma semelhante à que já vemos em alguns modelos topo de gama da Audi ou da Mercedes.

A motorização Hybrid Drive eleva o preço deste novo ‘crossover’ para os 46.950 euros na versão mais baixa, podendo ser incrementado nas mais equipadas e nas variantes de tração às quatro rodas, que utilizam o sistema e-Four – que inclui um motor elétrico para o eixo traseiro.

Em destaque

Subir