Fórmula 1

Lewis Hamilton vence GP da Hungria e amplia vantagem no campeonato

Lewis Hamilton venceu o Grande Prémio da Hungria de Fórmula 1 e dessa forma aumentou a sua vantagem no Campeonato do Mundo.

Saindo da ‘pole position’ o britânico da Mercedes assumiu a liderança na partida da corrida, levando atrás de si o seu companheiro de equipa Valtteri Bottas.

Ao longo da prova Hamilton foi controlando a sua vantagem sobre o finlandês, mesmo depois de efetuadas as paragens nas boxes, embora Bottas, com os seus pneus a deteriorar-se rapidamente acabasse por ver os Ferrari de Sebastan Vettel e Kimi Raikkonen aproximarem-se perigosamente, apesar do alemão ter terminado a prova com pneus macios contrariamente aos ultra macios dos dois primeiros.

Parecia que a Mercedes poderia garantir uma ‘dobradinha’ na prova magiar, dada a natureza do circuito de Hungaroring, mas Vettel, que começou a ver Raikkonen muito perto e estava, de facto, a ser retido por Bottas, acabou por atacar o finlandês a cinco voltas do fim, e apesar da resistência do escandinavo acabou por consegui-lo ultrapassar.

A ‘asa’ dianteira do finlandês ainda acabou por dar um toque na traseira do Ferrari # 5, mas sem lhe causar um furo, contrariamente ao Mercedes # 77 que não sou saiu largo na curva, perdendo também uma posição para Kimi Raikkonen, com ficou com a aerodinâmica afetada.

Rapidamente Daniel Ricciardo se aproximou de Valtteri Bottas, que voltou a oferecer resistência acabando por colidir com o Red Bull do australiano. E se nessa tentativa o piloto de Perth não conseguiu os seus intentos na segunda uma possível penalização ao finlandês da Mercedes levou-o a ceder a quarta posição.

O resultado de Ricciardo compensa um pouco o australiano de uma má qualificação e a Red Bull de ter perdido o concurso de Max Verstappen. Um percalço de que se aproveitou muito bem Pierre Gasly para conseguir um magnífico sexto lugar, para si e para a Toro Rosso.

A prova do francês contrasta um pouco com o desempenho de Carlos Sainz Jr, que depois de uma excelente qualificação não conseguiu manter-se como o melhor dos ‘outros’. O espanhol da Renault acabaria num nono lugar que soube a pouco, atrás de um consistente Kevin Magnussen e de um Fernando Alonso que tirou bom partido de uma boa estratégia e um excelente ritmo para terminar entre os oito primeiros.

Classificação final

1º Lewis Hamilton (McLaren)

2º Sebastian Vettel (Ferrari) + 17,123s

3º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 20,101s

4º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 46,419s

5º Valtteri Bottas (Mercedes) + 50,000s

6º Pierre Gasly (Toro Rosso) + 1 volta

7º Kevin Magnussen (Haas) + 1 volta

8º Fernando Alonso (McLraen) + 1 volta

9º Carlos Sainz Jr (Renault) + 1 volta

10º Romain Grosjean (Haas) + 1 volta

Em destaque

Subir