Fórmula 1

Lewis Hamilton ‘responde’ a Valtteri Bottas com triunfo em Espanha

Lewis Hamilton venceu hoje o Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1, em mais uma ‘dobradinha’ da Mercedes.

O Campeão do Mundo assumiu a liderança logo após a largada, onde conseguiu surpreender o seu companheiro de equipa Valtteri Bottas, que partia da ‘pole position’.

O finlandês deixou as rodas do W10 # 77 patinar e isso foi suficiente para Hamilton aproveitar a oportunidade, ganhando o interior da primeira curva do Circuito da Catalunha-Barcelona.

Depois o britânico da Mercedes aproveitou o facto de Bottas ter de defender a segunda posição do ataque de Sebastian Vettel para ganhar uma importante vantagem sobre o seu colega de equipa.

Lewis Hamilton nunca mais perdeu o controlo da corrida, nem quando das primeiras paragens nas boxes para troca de pneus, nem quando fez um segundo ‘pit-stop’ aproveitando a entrada em pista do ‘Safety-Car’, motivada pela colisão entre Lando Norris e Lance Stroll.

Sem conseguir chegar a Hamilton, nem mesmo depois do reatamento da corrida, Valtteri Bottas teve mesmo de contentar-se com a segunda posição, ainda que não ameaçado por quem vinha atrás.

A terceira posição foi inicialmente de Vettel, mas depois da primeira paragem nas boxes o alemão atrasou-se, e apesar de recuperar um lugar ao seu companheiro de equipa Charles Leclerc, o alemão da Ferrari já não conseguiria fazer o mesmo a Max Verstappen, que assim deu à Red Bull um importante pódio.

Pierre Gasly não conseguiu mais uma vez estar ao mesmo nível do seu companheiro de equipa e acabou a corrida na sexta posição, andando quase toda a corrida na ‘terra de ninguém’, não incomodando ninguém do top cinco nem sendo incomodado por ninguém atrás de si.

Já o sétimo posto foi alvo de uma intensa disputa. Primeiro Romain Grosjean não partiu bem e viu-se surpreendido por Kevin Magnussen, depois o francês da Haas e o seu companheiro de equipa tocaram-se e o gaulês levou a pior e atrasou-se.

Para o final da prova Grosjean tentou recuperar o lugar e perdeu ainda mais terreno, ‘caindo’ para o último lugar pontuável, o que não significou um resto de corrida tranquila para Magnussen, que nas últimas voltas sofreu uma enorme pressão de Carlos Sainz Jr, mais uma vez a ser o garante de pontos para a McLaren

Classificação final
1º Lewis Hamilton (Mercedes) 66 voltas
2º Valtteri Bottas (Mercedes) + 4,074s
3º Max Verstappen (Red Bull) + 7,679s
4º Sebastian Vettel (Ferrari) + 9,167s
5º Charles Leclerc (Ferrari) + 13,361s
6º Pierre Gasly (Red Bull) + 19m576s
7º Kevin Magnussen (Haas) + 28,159s
8º Carlos Sainz Jr (McLaren) + 32,342s
9º Daniil Kvyat (Toro Rosso) + 33,056s
10º Romain Grosjean (Haas) + 34,641s

Em destaque

Subir