Fórmula 1

Lewis Hamilton com a ‘pole position’ no Canadá

HamiltonCanada1

Lewis Hamilton alcançou a 53.ª ‘pole position’ da sua carreira, ao ser o mais rápido na terceira e decisiva sessão de qualificação do Grande Prémio do Canadá de Fórmula 1, que este domingo se disputa no circuito Gilles Villeneuve, em Montreal.

O campeão do mundo marcou desde logo que estava no traçado da ilha de Notre-Dame para bater toda a concorrência, dominado os acontecimentos desde a Q1, mesmo se o seu companheiro de equipa ainda esboçou alguma oposição.

Nico Rosberg foi batido por Hamilton na primeira tentativa da Q3 e voltou a sê-lo na segunda, pois o mais que o alemão da Mercedes conseguiu foi ficar a 0,062s do britânico.

Não obstante correr alguns riscos, e algumas tangentes ao chamado ‘muro dos campeões’ – na saída da última curva do circuito canadiano – Sebastian Vettel não conseguiu estar ao mesmo nível dos pilotos da Mercedes, com o alemão da Ferrari a conseguir a terceira posição na grelha, a 0,170s de Hamilton.

VettelCanada1

A dada altura da terceira qualificação ficou a sensação que os homens da Red Bull poderiam incomodar os da Mercedes, mas Daniel Ricciardo acabaria com o quarto registo, a mais de uma décima de Vettel, embora batesse o seu companheiro de equipa Max Verstappen por mais de três décimas.

Kimi Raikkonen nunca foi tão eficaz quanto Sebastian Vettel, acabando por explicar porque razão não conseguiu bater nenhum dos pilotos da Red Bull, ainda que tenha sido o mais rápido que Valtteri Bottas, no melhor dos Williams.

Esta qualificação ficou ainda marcada pelo despiste de Carlos Sainz Jr na segunda sessão de qualificação, que ocorreu no ‘muro dos campeões’, quando o espanhol da Toro Rosso tentava uma melhoria no seu tempo que lhe permitisse o acesso à Q3, que nenhum dos pilotos da equipa de Faenza veio a conseguir.

O acidente de Sainz Jr foi um dos ocorridos este sábado, já que noutro ponto do circuito Gilles Villeneuve também Kevin Magnussen perdeu o controlo do seu Renault durante a terceira sessão de treinos livres.

RicciardoCanada1

Resultado da qualificação
1.º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m12,812s
2.º Nico Rosberg (Mercedes) 1m12,874s
3.º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m12,874s
4.º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m13,166s
5.º Max Verstappen (Red Bull) 1m13,414s
6.º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m13,579s
7.º Valtteri Bottas (Williams) 1m13,670s
8.º Felipe Massa (Williams) 1m13,769s
9.º Nico Hulkenberg (Force India) 1m13,952s
10.º Fernando Alonso (McLaren) 1m14,338s

Em destaque

Subir