Fórmula 1

Lewis Hamilton parte à frente no Grande Prémio de Espanha

Recorrendo aos pneus supermacios Lewis Hamilton garantiu a ‘pole position’ para o Grande Prémio de Espanha de Fórmula 1, que domingo se disputa no Circuito da Catalunha-Barcelona.

O Campeão do Mundo quebrou mesmo o recorde do traçado catalão, ao rodar em 1m16,174s, usando a mistura mais macia da Pirelli, tal como o seu companheiro de equipa, Valtteri Bottas, que acabou por colocar o segundo Mercedes no segundo lugar da grelha de partida, ao ficar a 0,040s de Hamilton.

Contra toda as expetativas os pilotos da Ferrari decidiram montar pneus macios para a sua derradeira tentativa, e o melhor que fizeram foi ficar com a segunda linha do ‘grid’, com Sebastian Vettel a lograr a terceira marca, a 0,132s de Lewis Hamilton e Kimi Raikkonen com o quarto registo, a 0,439s.

Tanto nos carros de Maranello como nos Red Bull a mistura macia dos Pirelli fucionou melhor, mas Max Verstappen acabou por conseguir o quinto tempo com pneus super macios, sendo quatro décimas mais rápido do que o seu companheiro de equipa Daniel Ricciardo.

Apesar do forte apoio do público da casa, Fernando Alonso não conseguiu ser o melhor dos ‘outros’, uma vez que esse feito pertenceu a Kevin Magnussen, que obteve o sétimo tempo à frente do espanhol, que mesmo assim foi o único piloto da McLaren a passar à terceira qualificação. Algo que o seu compatriota Carlos Sainz Jr também conseguiu, num contraste com o outro piloto da Renault, Nico Hulkenberg, que não passou da Q1 devido a problemas no seu monolugar.

Os dois Haas conseguiram atingir à terceira qualificação, embora Romain Grosjean tenha sido uma décima mais lento do que Magnussen. Mas esta exibição dos carros norte-americanos é uma clara indicação de que estão competitivos em Barcelona. Algo que terão de confirmar na corrida de domingo.

Resultado da qualificação

1º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m16,173s

2º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m16,213s

3º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m16,305s

4º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m16,612s

5º Max Verstappen (Red Bull) 1m16,816s

6º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m16,818s

7º Kevin Magnussen (Haas) 1m17,676s

8º Fernando Alonso (McLaren) 1m17,721s

9º Carlos Sainz Jr (Renault) 1m17,790s

10º Romain Grosjean (Haas) 1m17,835s

 

Em destaque

Subir