Fórmula 1

Lewis Hamilton parte da ‘pole position’ para o Grande Prémio de França

Lewis Hamilton garantiu a ‘pole position’ para o Grande Prémio de França de Fórmula 1, depois de ter sido o mais rápido na terceira e derradeira qualificação para a prova que amanhã se disputa no Circuito de Paul Ricard.

O Campeão do Mundo, que realizara já a melhor marca na sua primeira tentativa, mas que depois na segunda conseguiu fixar a ‘pole’ com uma volta em 1m28,319s, batendo o seu companheiro de equipa Valtteri Bottas por 0,286s.

Bottas tinha sido o mais rápido nas sessões anteriores, mas desta vez não teve argumentos para Hamilton, numa pista que se revelou muito exigente sob o ponto de vista das afinações e do desempenho dos pneus.

Charles Leclerc garantiu a terceira posição da grelha de partida, ao ficar a mais de seis décimas de Lewis Hamilton, numa prova onde corre quase ‘em casa’, salvando a ‘honra’ da Ferrari, depois de Sebastian Vettel ter tido problemas e ter abortado a sua primeira tentativa na Q3 para realizar o seu tempo, que conseguiria na derradeira, mas apenas conseguindo um dececionante sétimo lugar do ‘grid’.

A exibição de Vettel contrastou com a de Lando Norris, que para além de ter sido o melhor representante da McLaren não ficou muito longe de Max Verstappen, o quarto mais rápido no melhor dos Red Bull.

Numa qualificação onde Daniel Ricciardo foi o único piloto da Renault a chegar à Q3, merece destaque também o desempenho de Antonio Giovinazzi, que para além de ser o melhor representante da Alfa Romeo, garantiu um sensacional 10º lugar da grelha de partida para a corrida de amanhã ao conseguir ‘carimbar’ a sua passagem à derradeira qualificação

Em sentido oposto foram os desempenhos de Romain Grosjean e de Danill Kvyat, ao serem eliminados na primeira qualificação, juntamente com os dois pilotos da Williams e com Lance Stroll.

Resultado da qualificação
1º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m28,319s
2º Valtter Bottas (Mercedes) 1m28,605s
3º Charles Leclerc (Ferrari) 1m28,965s
4º Max Verstappen (Red Bull) 1m29,409s
5º Lando Norris (McLaren) 1m29,418s
6º Carlos Sainz Jr (McLaren) 1m29,522s
7º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m29,799s
8º Daniel Ricciardo (Renault) 1m29,918s
9º Pierre Gasly (Red Bull) 1m30,184s
10º Antonio Giovinazzi (Alfa Romeo) 1m33,420s

Em destaque

Subir