Fórmula 1

Lewis Hamilton na ‘pole’ na Malásia com Sebastian Vettel a ver de fora

Lewis Hamilton garantiu a ‘pole position’ para o Grande Prémio da Malásia de Fórmula 1, que domingo se disputa no Circuito de Sepang. O britânico da Mercedes mostrou-se demasiado forte para Kimi Raikkonen, o único piloto da Ferraria a disputar um lugar na primeira fila, depois de Sebastian Vettel ter tido problemas na primeira sessão de qualificação.

Raikkonen conseguiu ‘salvar a face’ da Ferrari ao ficar a menos de um segundo de Hamilton e à frente dos Red Bukll de Max Verstappen e Daniel Ricciardo.

Valtteri Bottas não conseguiu acompanhar o seu companhar o seu colega de equipa e não foi além do quinto registo, a mais de seis décimas de Lewis Hamilton, arrancando apenas da terceira fila, que divide com o melhor dos ‘outros’, que desta vez foi Esteban Ocon, da Force India,

No top dez destaque também para Stoffel Vandoorne, que voltou a bater em toda a linha Fernando Alonso no seio da McLaren, cujos dois monolugares voltaram a conseguir passar à Q3.

Mas esta qualificação também ficou marcada pelos problemas de motor que afastaram Sebastian Vettel logo na primeira sessão. O alemão da Ferrari já tinha tido um problema elétrico no terceiro treino livre e a equipa optou por trocar o motor de combustão interna e o MGU-H do SF70H nº 5.

Essas peças foram as quartas utilizadas por Vettel esta época, não implicando penalizações na grelha, mas na Q1 o alemão teria problemas na curva 6, onde sentiu aparentemente dificuldades ao nível do turbo e regressou às boxes, de onde não veio a sair. Como resultado, o piloto vai largar apenas da 20ª posição. Um ‘handicap’ importante quando está a lutar pelo campeonato e procura não aumentar ainda mais a sua diferença para Lewis Hamilton.

Resultado da qualificação

1º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m30,076s
2º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m30,121s
3º Max Verstappen (Red Bull) 1m30,541s
4º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m30,595s
5º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m30,758s
6º Esteban Ocon (Force India) 1m31,478s
7º Stoffel Vandoorne (McLaren) 1m31,582s
8º Nico Hulkenberg (Renault) 1m31,607s
9º Sergio Pérez (Force India) 1m31,658s
10º Fernando Alonso (McLaren) 1m31,704s

Em destaque

Subir