Fórmula 1

Lewis Hamilton garante quinta ‘pole position’ no GP de Itália

LewisHamiltonItalia1

Lewis Hamilton conquistou a 56.ª ‘pole position’ da sua carreira e a quinta em Monza – a terceira consecutiva neste circuito –, garantindo a primeira posição da grelha de partida para o Grande Prémio de Itália, que este domingo se disputa na histórica pista transalpina.

O campeão do mundo bateu o seu companheiro de equipa, Nico Rosberg, por mais de quatro décimas, relegando os dois pilotos da Ferrari para a segunda fila da grelha.

A supremacia dos homens da Mercedes nunca foi verdadeiramente ameaçada na qualificação, como não o tinha sido nas três sessões de treinos livres, sendo que apenas na primeira Rosberg tinha logrado ‘bater o pé’ a Hamilton.

O britânico dominou as três sessões de qualificação, sendo que na decisiva conseguiu fazer baixar o seu tempo por volta nas duas tentativas. O alemão também mas foi insuficiente, sendo que na primeira chegou a cometer um ligeiro erro.

SebastianVettelItalia1

Sebastian Vettel teve de contentar-se com a terceira posição da grelha, apesar de ao longo da qualificação ter sido sempre suplantado por Kimi Raikonen. Só na última tentativa o alemão da Ferrari conseguiu bater o seu companheiro de equipa.

Numa qualificação onde Felipe Massa não conseguiu passar à Q3 na sua última presença no Grande Prémio de Itália, Valtteri Bottas surpreendeu ao levar o melhor dos Williams ao quinto lugar do ‘grid’ batendo ambos os Red Bull. Algo que já se vinha advinhando desde a primeira sessão de qualificação.

A outra surpresa veio de Esteban Gutierrez, que para além de bater o seu companheiro de equipa na Haas, Romain Grosjean, foi o único piloto da equipa norte-americana a aceder à Q3, ainda que um erro o tenha deixado atrás dos dois pilotos da Force India, Sergio Perez e Nico Hulkenberg.

EstebanGutierrezItalia1

Resultado da qualificação
1.º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m21,135s
2.º Nico Rosberg (Mercedes) 1m21,613s
3.º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m21,972s
4.º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m22,065s
5.º Valtteri Bottas (Williams) 1m22,388s
6.º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m22,389s
7.º Max Verstappen (Red Bull) 1m22,411s
8.º Sergio Perez (Force India) 1m22,814s
9.º Nico Hulkenberg (Force India) 1m22,836s
10.º Esteban Gutierrez (Haas) 1m23,184s

Em destaque

Subir