Fórmula 1

Lewis Hamilton garante ‘pole position’ para o GP da Grã-Bretanha

Lewis Hamilton vai partir da ‘pole position’ para o Grande Prémio da Grã-Bretanha, que este domingo se disputa no Circuito de Silverstone. O piloto britânico da Mercedes não dominou todas as sessões de qualificação, mas na decisiva não deu hipóteses à concorrência.

Perante o seu público, Hamilton efetuou uma volta em 1m26,600s, que lhe proporcionou a primeira posição na largada da prova em que corre em casa, batendo Kimi Raikkonen por mais de quatro décimas.

Quando se esperava por um duelo entre Lewis Hamilton, Valtteri Bottas e Sebastian Vettel, o alemão da Ferrari perdeu tempo no começo da sua última volta lançada – queixando-se do tráfego –, e isso acabou por deixá-lo apenas no terceiro lugar da grelha, suplantado pelo britânico e também pelo seu companheiro de equipa.

Pior esteve Bottas, que se pensa pelo menos ser capaz de ficar atrás de Hamilton. O finlandês não o conseguiu, efetuado apenas o quarto tempo, e dessa vai ter de arrancar para a corrida apenas do nono lugar da grelha de partida.

Max Verstappen foi o melhor dos outros, ao efetuar o quinto tempo no único Red Bull a marcar presença na Q2, já que Daniel Ricciardo foi desta vez perseguido pelo azar, com problemas mecânicos a afetarem o RB13 do australiano ainda na primeira sessão de qualificação.

Nico Hulkenberg, no melhor dos Renault, foi o melhor entre os pilotos das equipas do meio do pelotão, ao conseguir o sexto tempo à frente dos homens da Force India, Sergio Perez e Esteban Ocon, de um surpreendente Stoffel Vandoorne e de Romain Grosjean, que no melhor dos Haas fechou o top dez.

De referir que apesar de não ter passado à Q3, Fernando Alonso causou uma boa surpresa ao lograr o melhor tempo na primeira qualificação, fruto da tardia montagem de pneus para piso seco, quando a pista estava a secar.

Resultado da qualificação

1º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m26,600s
2º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m27,147s
3º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m27,356s
4º Valtteri Bottas (Merceces) 1m27,376s
5º Max Verstappen (Red Bull) 1m28,130s
6º Nico Hulkenberg (Renault) 1m28,856s
7º Sergio Perez (Force India) 1m28,902s
8º Esteban Ocon (Force India) 1m29,074s
9º Stoffel Vandoorne (McLaren) 1m29,418s
10º Romain Grosjean (Haas) 1m29,549s

Em destaque

Subir