Fórmula 1

Lewis Hamilton garante ‘pole’ na chuva da Hungria

Lewis Hamilton chamou a si a ‘pole position’ para o Gande Prémio da Hungria de Fórmula 1, batendo o seu companheiro de equipa na Mercedes, Valtteri Bottas.

Depois de Sebastian Vettel ter sido o mais rápido nas duas primeiras sessões de qualificação, a chuva aumentou de intensidade para a derradeira fase da qualificação, onde o Campeão do Mundo se mostrou um autêntico ‘rain master’ (mestre à chuva) e os dois Mercedes estiveram mais eficazes.

A Ferrari tentou ripostar, mas o melhor que conseguiu foi Kimi Raikonen na terceira posição da grelha de partida, à frente de Vettel, que na primeira tentativa ficou a dois segundos de Hamilton, logo o mais rápido na primeira tentativa. Depois o britânico melhorou a sua marca, fixando a volta em 1m35,658s.

Hamilton logrou a sua quinta ‘pole’ da época, deixando Bottas a mais de duas décimas, com Raikkonen a mais de cinco e Vettel a mais de sete, sendo que atrás dos homens da Ferrari ficou a grande surpresa da sessão, Carlos Sainz Jr, que para além de ter sido o único piloto da Renault a atingir a Q3 conseguiu suplantar pela primeira vez qualquer um dos homens da Red Bull.

A chuva muito contribuiu para a performance do piloto espanhol, que teve o mérito de dominar melhor as difíceis condições de aderência de Hungaroring para garantir o quinto lugar do ‘grid’. O mesmo se pode dizer de Pierre Gasly, que no mais rápido dos Toro Rosso também conseguiu ‘bater o pé’ aos ‘irmãos’ Red Bull. O francês garantiu o sexto posto da grelha e vai assim partir à frente de Max Verstappen.

O holandês foi o único homem da Red Bull a atingir a última qualificação, mas nessa fase sentiu enormes dificuldades para manter tração numa pista completamente alagada. O que lhe permitiu apenas rubricar o sétimo registo e ficar à frente de Brendon Hartley, que completou um bom resultado de conjunto da Toro Rosso.

Embora tenham sentido dificuldades em manter os seus carros em pista, os pilotos da Haas tiraram o melhor partido dos seus monolugares e Kevin Magnussen e Romain Grosjean conseguiram mais uma vez qualificar-se entre os dez primeiros. Algo que desta vez foi de todo impossível, tanto a Fernando Alonso, no melhor dos McLaren, como a Daniel Ricciardo, sendo que no seu Red Bull, para além da versão antiga do motor Renault o australiano sentiu grandes dificuldades em tirar partido dos pneus, vendo-se assim obrigado a largar do 12º lugar para a corrida de domingo.

Resultado da qualificação

1º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m35,658s

2º Valtteri Bottas (Mercedes) 1m35,918s

3º Kimi Raikkonen (Ferrari) 1m36,186s

4º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m36,210s

5º Carlos Sainz Jr (Renault) 1m36,743s

6º Pierre Gasly (Toro Rosso) 1m37,591s

7º Max Verstappen (Red Bull) 1m38,032s

8º Brendon Hartley (Toro Rosso) 1m38,128s

9º Kevin Magnussen (Haas) 1m39,858s

10º Romain Grosjean (Haas) 1m40,593s

Em destaque

Subir