Fórmula 1

Lewis Hamilton ganha em Itália e recupera liderança do campeonato

Lewis Hamilton dominou um Grande Prémio de Itália de Fórmula 1 para o qual partiu desde logo em vantagem face ao que sucedera na qualificação de sábado, que deixava o seu grande rival na corrida pelo campeonato, Sebastian Vettel, muito atrasado em termos de posição da grelha de partida.
Enquanto o britânico da Mercedes teve caminho livre para, arrancando da ‘pole position’ assumir a liderança e fugir dos demais adversários, Vettel e a Ferrari tiveram de lidar que com a ultrapassagem a concorrentes mais lentos.

Lance Stroll e Esteban Ocon não foram adversários muito complicados para Vettel superar, mas o tempo perdido na recuperação fez com que depois já não pudesse ir à procura de Hamilton, como o provam os mais de meio minuto que separaram o alemão do britânico.

Além disso Vettel também não conseguiu chegar pelo menos ao segundo lugar, como era seu desejo, já que Valtteri Bottas teve um final de corrida fortíssimo, chegando a pensar-se que o finlandês poderia eventualmente atacar o seu companheiro de equipa Hamilton. No final pouco mais de quatro segundos ficaram a separar os dois pilotos da Mercedes.

Para além de Vettel só ter conseguiu chegar ao último lugar do pódio, os ‘tifosi’ também viram Kimi Raikkonen ter uma prova difícil, que no final apenas deu para o finlandês ser quinto, atrás de um Daniel Ricciardo que soube capitalizar todas as oportunidades que se lhe proporcionaram para realizar uma extraordinária recuperação, depois da penalização que o colocou na parte detrás da grelha de partida.

Ao invés, o outro piloto da Red Bull, Max Verstappen, voltou a ter azar, ao furar um pneu depois de um contacto com o Williams de Felipe Massa. Isso acabou por atirá-lo para o fim do pelotão. O jovem holandês procurou recuperar mas isso só lhe deu o ponto da 10ª posição, beneficiando assim os pilotos da Force India e da Williams.

Classificação

1º Lewis Hamilton (Mercedes) 1h15m32,310s
2º Valtteri Bottas (Mercedes) + 4,471s
3º Sebastian Vettel (Ferrari) + 36,317s
4º Daniel Ricciardo (Red Bull) + 40,335s
5º Kimi Raikkonen (Ferrari) + 1m00,082s
6º Esteban Ocon (Force Inia) + 1m11,528s
7º Lance Stroll (Williams) + 1m14,156s
8º Felipe Massa (Williams) + 1m14,834s
9º Sergio Pérez (Force India) + 1m15,276s
10º Max Verstappen (Red Bull) + 1 volta

Em destaque

Subir