Fórmula 1

Lewis Hamilton bate Nico Rosberg pela ‘pole position’ na Bélgica

HamiltonSpa315

Lewis Hamilton garantiu a ‘pole position’ para o Grande Prémio da Bélgica de Fórmula 1, que este domingo se disputa no circuito de Spa-Francorchamps. O campeão do mundo bateu por mais de cinco décimas o seu companheiro de equipa Nico Rosberg.

Hamilton mostrou desde o início da terceira sessão de qualificação que estava determinado a garantir a ‘pole’, conseguindo rodar abaixo de 1m48 logo na sua primeira tentativa. Depois na segunda ‘selou’ a primeira posição da grelha ao efetuar uma volta em 1m48,197s.

Os dois pilotos da Mercedes foram os únicos a rodar abaixo de 1m48s, já que embora tudo tenha feito para se aproximar deles, Valtteri Bottas apenas conseguiria a terceira marca ao completar uma volta a mais de um segundo de Lewis Hamilton.

BottasSpa215

E quando se esperava que fossem os Ferrari a serem os que mais se aproximavam dos Mercedes, nada disso sucedeu com Sebastian Vettel a quedar-se por um modesto nono tempo, enquanto Kimi Raikkonen ficava logo na Q2 com problemas no seu monolugar.

As dificuldades da equipa de Maranello contrastaram com a relativa facilidade com que os dois pilotos da Lotus atingiram a terceira qualificação, com Romain Grosjean a dar mesmo um ar da sua graça ao garantir o quarto tempo e a partilhar a segunda linha da grelha com Valtteri Bottas.

GrosjeanSpa215

Na Force India houve sentimentos mistos, já que se Sérgio Perez logrou um excelente quinto lugar no ‘grid’, a Nico Hulkenberg calhou o ingrato lugar de primeiro eliminado na Q2.

Referência ainda para o facto de, na estreia do novo motor Honda, ambos os McLaren não terem passado da primeira qualificação, ainda que para Jenson Button e Fernando Alonso tal tenha tido uma importância relativa, pois seriam relegado para o fim da grelha de qualquer maneira, devido às penalizações que sobre eles pendiam.

Resultado da qualificação
1.º Lewis Hamilton (Mercedes) 1m47,197s
2.º Nico Rosberg (Mercedes) 1m47,655s
3.º Valtteri Bottas (Williams) 1m48,537s
5.º Sergio Perez (Force India) 1m48,509s
6.º Daniel Ricciardo (Red Bull) 1m48,639s
7.º Felipe Massa (Williams) 1m48,685s
8.º Pastor Maldonado (Lotus) 1m48,825s
9.º Sebastian Vettel (Ferrari) 1m48,825s
10.º Carlos Sainz Jr (Toro Rosso) 1m49,771s

Em destaque

Subir