Mundo

“Leve o que precisa, deixe se puder”: O primeiro supermercado onde tudo é gratuito

Ronni Kahn é uma empresária visionária australiana que teve a excelente ideia de abrir uma mercearia em Sydney, onde todos os produtos são grátis para quem mais necessita. Veja o vídeo.

Sim, é mesmo verdade. No supermercado gratuito da OzHarvest, uma ONG que combate o desperdício alimentar, os produtos que ainda estão em bom estado e seriam desperdiçados, voltam a ter um novo rumo.

“De cada vez que salvamos comida boa, ajudamos o planeta. Cada vez que usamos esses alimentos para a alimentação de pessoas com fome, estamos a ajudar a resolver questões sociais”, afirmou Ronni Kahn à ‘Broadsheet’.

Baseado no modelo “Take what you need, give if you can” (“leve o que precisa, deixe se puder”), é o primeiro do género na Austrália, aproveitando os produtos que os supermercados, restaurantes ou clientes rejeitam. Dependendo do seu estado de conservação, estes produtos ficam disponíveis gratuitamente nesta mercearia.

“Resgatamos alimentos que não podem ser vendidos pelos supermercados e retalhistas de alimentos porque o seu prazo de validade expirou ou está a expirar, mas que ainda estão perfeitamente bons para o consumo”, disse a empresária.

Quem vai a esta loja encontrará à disposição frutas, legumes, pães, conservas, refeições congeladas, bebidas e até produtos de higiene. Todos estes alimentos estão dentro do prazo de validade ou estão recém-vencidos.

Aqueles produtos que normalmente classificamos com “defeito”, isto é, os enlatados que estão amassados ou frutas e legumes que têm uma parte menos boa e acabam no lixo, são aproveitados pela OzHarvest.

“Se algo expirou, não é motivo para o deitar fora imediatamente. Mas só resgatamos comida que seja absolutamente comestível. Estamos a mostrar aos consumidores como é uma loucura que alguns produtos tenham sido rejeitados”, alertou.

Agora, Kahn afirma que a OzHarvest pretende abrir novos estabelecimentos em Sydney e no resto do país.

“Acreditamos que isso será um catalisador para que outras pessoas façam o mesmo. Temos a capacidade de levar a ideia a todo o país, se todas as forças se unirem. Este é um modelo replicável”, garantiu.

Em destaque

Subir