Nas Notícias

Leslie coloca em risco colheita de metade dos campos de milho do Baixo Mondego

Cerca de 50 por cento da colheita dos nove mil hectares de campos de milho no Baixo Mondego está em risco devido à tempestade Leslie, alertou hoje a Associação Distrital de Agricultores de Coimbra (ADACO), que exige medidas urgentes.

A ADACO afirma que a passagem da tempestade Leslie pela região, no sábado, provocou prejuízos avultados na zona do Baixo Mondego em estruturas agrícolas, como estufas e barracões, bem como na produção de milho.

“Dos cerca de 9.000 hectares de milho no Baixo Mondego, cerca de 50 por cento da colheita está em risco de se perder, já que o milho está deitado e muito dele ainda em verde, podendo a situação agravar-se ainda mais com as condições climáticas”, sublinha a associação em nota de imprensa enviada à agência Lusa.

A ADACO contabiliza ainda “largos hectares de culturas em estufa” que estão em risco de se perderem nos concelhos de Montemor-o-Velho, Soure e Coimbra, para além de estragos consideráveis em muitos pomares.

“Perante este cenário, o Ministério da Agricultura tem que urgentemente fazer um levantamento exaustivo da área afetada e tomar medidas de apoio para os agricultores prejudicados. Mais ainda quando a maioria dos seguros não contempla situações como esta”, defende a associação.

Para a ADACO, “não chega a visita de ministros ou secretários de Estado às zonas afetadas. É preciso sim pôr a máquina do Ministério da Agricultura a trabalhar na região”.

Face aos danos na componente agrícola, a associação informa que vai pedir uma reunião com caráter de urgência à Direção Regional de Agricultura para reclamar medidas para fazer face aos prejuízos.

A tempestade Leslie provocou 28 feridos ligeiros, 61 desalojados e quase 1.900 ocorrências comunicadas à Proteção Civil, de acordo com o balanço desta autoridade.

Dos 61 desalojados, 57 são do distrito de Coimbra.

Em destaque

Subir