Mundo

Leonhard Euler lembrado com doodle da Google em dia de 306.º aniversário do nascimento

leonhard eulerMatemático Leonhard Euler é recordado hoje com um doodle da Google, no dia em que se assinala o 306º aniversário do seu nascimento. O suíço é autor de uma obra brilhante, quer na matemática, quer na física. Euler é considerado um dos maiores do mundo da sua área.

Leonhard Euler nasceu na cidade de Basileia, na Suíça, no dia 15 de abril de 1707, tornando-se num dos mais proeminentes matemáticos do século XVIII, graças a importantes descobertas, e tornando-se o inspirador de exercícios mentais da atualidade, como o jogo Sudoku.

É um dos grandes precursores da matemática moderna, num trabalho que entrou nas áreas da terminologia e notação. Leonhard Euler também se tornou reconhecido pela sua obra na mecânica, ótica, e astronomia.

Estima-se que a obra de Leonhard Euler, apenas no campo da matemática, atinja 80 volumes, o que demonstra a imensidão do seu trabalho de um génio, filho de dois pastores suíços.

Por determinação do pai, estudou teologia, ainda que desde muito jovem sentisse um apelo pela matemática. Paul Euler, o pai de Leonhard, era um amigo de Johann Bernoulli, um dos matemáticos mais importantes da Europa, que teve grande influência na paixão do jovem Euler por aquela ciência.

Viveu com a avó materna na cidade natal, de onde os pais se haviam mudado. Aos 14 anos, Leonhard Euler matriculou-se na Universidade de Basileia, completando o mestrado em Filosofia, em 1723, por via de uma dissertação onde faz um paralelo entre os filósofos Descartes e Newton.

O conhecido matemático Johann Bernoulli não tardou em reconhecer o talento para a matemática Leonhard Euler, que apesar de tudo continuava a ser pressionado pela obstinada pressão do pai para que estudasse teologia, grego e hebreu.

Até que Bernoulli tenta alterar o rumo de Leonhard Euler na direção da matemática, afirmando ao pai que estavam perante um dos maiores matemáticos do seu tempo. As pressões resultaram e confirmou-se o vaticínio de Johann Bernoulli.

A obra de Leonhard Euler, em matemática e na física, é hoje reconhecida também com diversos tópicos batizados com o nome de Euler: a função de Euler, a equação de Euler e a fórmula de Euler. O trabalho deste matemático hoje homenageado com um google doodle versou inúmeras áreas e é considerado, por múltiplas vezes, como a primeira referência escrita de diversas questões e problemas matemáticos.

google doodle euler

Em meados do século XVIII, quando Euler procurava um lugar académico numa Suíça que não oferecia grandes oportunidades naquela área, sobretudo a matemáticos em início de carreira, Leonhard Euler tenta abrir uma porta na Academia de São Petersburgo, na Rússia, que procurava novos colaboradores.

Catarina I (viúva de Pedro o Grande) oferece um lugar na Academia a Euler, que não o aceita no imediato, para tentar uma alternativa: a Universidade de Basileia, como professor de Física. No entanto, apesar de um brilhante artigo sobre acústica, não é admitido. Era um jovem de 19 anos, o que contribuiu para que não fosse admitido.

Parte então para a capital da Rússia, em 1727, para entrar na Academia de São Petersburgo, entrando para o lugar deixado de vago pela morte de Nicolaus Bernoulli. Como assistente em matemática, Leonhard Euler aprende a língua russa e estabelece-se em São Petersburgo, acumulando a função de médico na Marinha Russa. Precisou apenas de quatro anos para se tornar professor de física, até que se torna docente de matemática poucos anos mais tarde.

Tinha então as condições para se dedicar àquela ciência, até que alguns anos mais tarde resolve o chamado “problema de Basileia”, o que lhe dá fama mundial. Johann Bernoulli tentara vezes sem conta revolver o problema, relacionado com a soma de uma série dos inversos dos quadrados. E convidara inúmeros matemáticos a resolvê-lo, feito que Leonhard Euler viria a conseguir.

O seu talento estava mais do que reconhecido e diversos prémios comprovavam-no. As duas vezes que conquistou o Grande Prémio da Academia de Paris, os convites para integrar diversas academias de ciências eram reflexos da sua genialidade. Leonhard Euler parte então para Berlim, onde publica alguns trabalhos que reforçam o seu prestígio mundial.

Viveu 25 anos na Alemanha, na corte de Frederico II. Até que um conflito com Frederico II o obriga a deixar Berlim, numa altura em que um círculo de filósofos, entre os quais Voltaire, se assumiam como os grandes sábios da corte alemã, em paralelo com o homem simples que era Leonhard Euler.

O matemático cai em desgraça junto de Frederico II, na antecâmara de alguns problemas de saúde de que Euler viria a padecer. O excesso de produção leva à perda de um olho, mas nem assim a criação na matemática é travada. Escritos, teorias, equações, livros em diversas línguas são a prova da sua intensa produção, nesta altura da sua vida.

E Frederico II acaba por ‘empurrar Leonhard Euler de regresso para a Academia de São Petersburgo, em 1766.

Perde a visão, devido a cataratad, e perde todos os bens, num incêndio em casa, onde repousavam alguns escritos de matemática, que Euler conseguiu salvar. Uma operação restitui-lhe a visão, mas por pouco tempo. Em 1773, fica viúvo e decide viver os derradeiros dias da sua vida na Rússia. Morre a 18 de setembro de 1783, em São Petersburgo, vítima de um acidente vascular cerebral. Foi enterrado no Mosteiro Alexander Nevsky. Hoje, dia em que se assinala a data do seu nascimento, é homenageado com um google doodle, que eterniza as grandes figuras mundiais.

Em destaque

Subir