Mundo

Leo Tolstoy lembrado com google doodle que revisita a obra do escritor russo

leo tolstoi1 Leo Tolstoy é homenageado com um doodle, que assinala o 186.º aniversário do escritor russo, autor de ‘Guerra e Paz’, ‘Anna Karenina’ e ‘A Morte de Ivan Ilitch’. Tolstoy nasceu a 9 de setembro de 1828 e permanece vivo, como um dos nomes eternos da literatura mundial.

Um google doodle propõe uma viagem pela obra de Leo Tolstoy, neste dia 9 de setembro, data em que se assinala o 186.º aniversário do nascimento do escritor russo.

Leo Tolstoy nasceu a 9 de setembro de 1828, na província de Tula, na Rússia. Além de ter ficado famoso pelos dotes como escritor, destacou-se ao dedicar os últimos anos da sua vida à luta pela paz, com textos e ideias que contrastavam com as igrejas e os governos.

O escritor russo, hoje homenageado à escala global, foi quase um pregador de um estilo de vida simples e em proximidade com a natureza.

Ao lado dos eternos Fiódor Dostoiévski, Gorki e Tchecov, Tolstoy inscreveu o seu nome na galeria dos mestres da literatura russa do século XIX.

Entre as obras mais famosas com a sua rubrica está ‘Guerra e Paz’, que aborda as campanhas de Napoleão na Rússia, e ‘Anna Karenina’, onde denuncia a falsidade da época e faz um dos retratos femininos mais sugestivos da literatura.

Destacou-se também por outros livros de ficção, escritos sobretudo entre 1880 e 1890. ‘A Morte de Ivan Ilitch’ foi um dos grandes livros que Leo Tolstoy assinou, antes do fim da sua vida.

Este romance de Tolstoy, publicado pela primeira vez em 1886, aborda o tema que lhe dá nome, mas também a vida de Ilitch.

Tolstoy foi um escritor com grande capacidade de olhar o seu tempo e usar a arte onde se notabilizou – a escrita – para criar trabalhos que perduram.

Leo Tolstoy viria a morrer a 20 de novembro de 1910, en Astapovo, na Rússia, aos 82 anos.

Foi vítima de uma pneumonia, que sofreu quando fugia de casa, à procura de uma vida simples.

Em destaque

Subir