Nas Notícias

Lembra-se do Load””? A consola ZX Spectrum não está morta

spectrum vega O código Load”” marcou a geração que usou a ZX Spectrum, a consola ainda de 48k que marcou os anos 80. O mesmo responsável está de volta com a Sinclair Spectrum ZX Veja, uma versão reduzida a um ‘joypad’ de nove botões e equipada com mais de mil jogos.

Load””. Quem cresceu nos anos 80 ainda tem na memória este código, que na época era fundamental para carregar os jogos a partir das cassetes (quem jogou nessa altura ainda se lembra do que eram as cassetes…).

O código tornou-se popular graças à ZX Spectrum, a primeira consola digna desse nome, que rodava ainda em 48k.

Concebida por Clive Sinclair, a Spectrum transformou-se num ícone da década de 80, mas o avanço tecnológico dos computadores e o surgimento de outras consolas tornaram as ZX num objeto de coleção.

Mas a consola vai regressar e pelas mãos do mesmo criador. Clive Sinclair anunciou o lançamento da Sinclair Spectrum ZX Vega, a nova consola para disfrutar dos velhinhos jogos das antigas consolas.

Ao contrário da original, que dispunha de um teclado (a versão de 128k já trazia o leitor de cassetes integrado), a Vega será um ‘joy pad’: toda a tecnologia está escondida por detrás de nove botões, quatro para as direções e cinco para funções.

No interior estão ainda mais de mil jogos instalados e prontos a correr. Mas, segundo Clive Sinclair, a consola terá capacidade para correr mais de 14 mil jogos, todos da época em que a ZX Spectrum dominava o mercado.

Tal como então, a consola tem de ser ligada a uma televisão.

A empresa britânica responsável pelo lançamento da Vega acredita que as primeiras unidades podem chegar ao mercado no início do próximo ano. Para isso, necessitam de pelo menos 100 mil libras (cerca de 127 mil euros), valor que tentam angariar através do crowdfunding.

Em destaque

Subir