Mundo

Lembra-se do programador que eliminou a empresa? E acreditou?

O mediático Marco Marsala, programador informático que saltou para a ribalta por ter apagado a própria empresa, por engano, vem agora contar que tudo não passou de uma campanha de promoção da sua startup. Não, Marsala não apagou um único ficheiro…

O programador informático que se tornou conhecido por ter apagado a sua empresa da Internet, após um erro informático, enganou o mundo. Afinal, não apagou nenhum dos seus arquivos e só pediu ajuda no fórum Server Fault para que a sua história se tornasse viral e a sua empresa fosse promovida de forma gratuita.

A história correu mundo, na semana passada. Marco Marsala teria apagado todos os arquivos do seu servidor, onde constava tudo o que dizia respeito à sua empresa.

Depois de usar comando destrutivo que elimina o que está num diretório, o programador procurou ajuda no fórum Server Fault, onde se encontram alguns dos peritos em informática.

Gestor de uma startup de consultadoria online, Marco Marsala contou que eliminou todos os dados relativos até à sua empresa, incluindo backups. Depois de publicar o pedido de ajuda no fórum, a história disseminou-se pelo fórum, intrigou os programadores, chegou aos meios de comunicação social e tornou-se viral.

No entanto, sabe-se agora que o alegado erro informático foi uma farsa. O empresário italiano não apagou qualquer dado, não digitou códigos por engano, não ordenou que o seu computador eliminasse tudo o que dizia respeito à sua empresa.

A história era falsa e é o próprio Marsala que o revela, ao jornal La Reppublica. O informático disse que tudo não passou de “uma brincadeira”, que teve uma finalidade: “markting de guerrilha”.

Terá resultado? Um mérito Marco Marsala conseguiu: foi uma das mais mediáticas figuras dos meios de comunicação social, na semana passada. Resta saber se esta ousada ‘campanha’ tem os efeitos financeiros pretendidos.

Toda a gente pensou que Marsala era um idiota. Agora, pensam que é um idiota, mas por outras razões.

O programador usou o Twitter para brincar com esta mentira. “Grande embuste, não?”.

Em destaque

Subir