TV

Lembra-se do Ice Bucket Challenge? Conheça os resultados dois anos volvidos

No verão de 2014, todo o mundo despejava água gelada pela cabeça. Saiba quais foram os resultados de uma moda que surgiu para dar a conhecer a esclerose lateral amiotrófica (ALS, na sigla internacional).

Foi há dois anos que milhões de anónimos e várias celebridades, como o ator Henry Cavill (com o fato do Superhomem) ou a estilista Donatella Versace, aceitaram que sobre eles fosse despejado um balde de água gelada.

Em pleno calor do verão, o ‘Ice Bucket Challenge’ tinha um objetivo: levar as pessoas ‘normais’ a experimentarem os efeitos da ALS, uma doença neurodegenerativa progressiva e incurável.

Como objetivo secundário, o ‘Ice Bucket Challenge’ visava a angariação de fundos para financiar os estudos sobre a doença.

Daí que várias celebridades, como a supermodelo Rosie Huntington-Whiteley ou o político Michael Bloomberg, tenham aderido à moda do banho gelado, ajudando à viralização do fenómeno.

Mas, afinal, quais foram os resultados práticos de tanto ‘Ice Bucket Challenge’?

De acordo com os investigadores do Projeto MinE, da Universidade de Massachusetts (EUA), já foi descoberto o gene que dá início à esclerose lateral amiotrófica.

Isto só foi possível, frisaram os cientistas, graças ao donativo de um milhão de dólares feito pela ALS Association, a instituição que recolheu as verbas do ‘Ice Bucket Challenge’.

“O desafio permitiu-nos obter financiamento de novas fontes em novas partes do mundo, numa colaboração transatlântica que levou à identificação do gene responsável pela ALS”, salientou Bernard Muller, o fundador do Projeto MinE e portador de esclerose lateral amiotrófica.

Em destaque

Subir