PT Animal

Lembra-se do cão com o focinho preso? Conheça a sentença do autor do crime

Cão JusticeA descoberta, em dezembro, de um cão abandonado para morrer com o focinho e as patas presos chocou os amantes dos animais. O autor do crime foi identificado e levado a tribunal, tendo ficado a saber a sentença na segunda-feira.

Micheline Rawlins, juíza do tribunal de Ontário, no Canadá, condenou Michael Earl Hill, de 32 anos, a dois anos de prisão pelo crime de maus-tratos sobre animais, dando como provado um crime de sofrimento desnecessário.

Mas Michael Earl Hill não vai para a prisão. Pelo menos para já, pois ficou com a pena suspensa por três anos.

O arguido foi ainda proibido de ter qualquer animal nos próximos 25 anos.

Abandonado para morrer

O crime remonta a dezembro, quando um homem que passeava o cão descobriu um outro deitado num terreno baldio, na zona de Windsor, no Ontário.

O cão, um patterdale terrie com 7 anos, tinha sido abandonado para morrer com o focinho, o pescoço e as patas atados – de forma apertada – com cabo eléctrico e fita adesiva.

O cabo no focinho estava tão apertado que o cão quase não conseguia respirar.

Na altura, o veterinário que o tratou de urgência garantiu que o animal iria morrer em poucas horas se não tivesse sido descoberto.

Abandonado por causa de um bebé

E como é que Justice (‘Justiça’, o nome dado ao cão depois de salvo) foi parar às mãos de Michael Earl Hill?

O mediatismo do crime levou à identificação quase imediata dos donos do patterdale terrie: Jessica Hems e Adam Esipu.

O casal tornou-se logo no ódio de estimação da comunidade e foi procurar ajuda junto de uma associação animal que tinha dado a conhecer o crime perpetrado sobre Justice.

Jessica Hems e Adam Esipu explicaram que tinham entregue o cão a Michael Earl Hill, pois tinham um bebé, recém-nascido, que era alérgico ao pelo do patterdale terrie (então chamado Nos).

O casal pagou 60 dólares canadianos a Michael Earl Hill para que este entregasse o cão à associação (a mesma à qual o casal foi pedir ajuda), pois Jessica e Adam não tinham coragem para o fazerem.

A 18 de dezembro, Michael Earl Hill foi detido sem fiança, tendo aguardado julgamento em solitária.

Em destaque

Subir