Nas Notícias

Leitura do acórdão do caso Vistos Gold conhece uma terceira data

Pela terceira vez, foi agendada a leitura do acórdão referente ao processo Vistos Gold. O ex-ministro Miguel Macedo, o arguido mais mediático, vai conhecer a decisão a 21 de dezembro.

A leitura da sentença já esteve marcada para 21 de setembro, mas o juiz-presidente mandou reagendar para maio de 2019, pois não lhe fora dada exclusividade ao processo e alegou não ter tempo para produzir uma decisão.

Só que o mesmo juiz antecipou agora a leitura do acórdão para as 16h00 do dia 21 de dezembro, de acordo com uma fonte do Juízo Central Criminal de Lisboa, citada sem identificação pelo Diário de Notícias.

Esta terceira data só foi possível graças à intervenção do Conselho Superior de Magistratura, que renovou a exclusividade do juiz-presidente, para que pudesse pronunciar-se mais rapidamente.

O julgamento do processo Vistos Gold decorreu entre fevereiro de 2017 e abril de 2018.

As primeiras detenções foram realizadas ainda em 2014.

De um total de 21 arguidos, destaca-se o ex-ministro da Administração Interna, Miguel Macedo.

O ex-governante, que se demitiu em novembro de 2014 devido à polémica deste caso, foi acusado pelo Ministério Público de favorecer uma rede de atribuição de Vistos Gold e de vistos temporários, assim como de favorecimento à Everjets no concurso de gestão e manutenção dos helicópteros Kamov.

Em destaque

Subir