Tecnologia

Leite ‘materno’ a partir de vacas geneticamente manipuladas

Experiência levada a cabo por cientistas chineses permitiu concluir que é possível adicionar genes humanos ao leite da vaca, sendo que, com as alterações genéticas, estes animais poderão produzir leite muito semelhante ao materno.

Não é leite humano, mas muito semelhante e capaz de substituí-lo. A experiência consistiu na adição de genes humanos no ADN de 300 vacas. Depois, adicionaram-se embriões geneticamente alterados. O resultado foi leite com a enzima humana lisozima.

Esta enzima, presente no leite materno – e que o diferencia do leite comum – é responsável pela proteção dos bebés, ao evitar infeções e ao aumentar a capacidade do sistema imunológico.

O leite resultante das vacas transgénicas possuía proteínas, gordura e lactose, além da lisozima, o que representa um produto muito próximo do materno. Deste modo, o leite geneticamente alterado poderia substituir o materno, sem qualquer malefício para a saúde do bebé.

No entanto, a investigação liderada pelo investigador Bin Yang, da Universidade Agrícola da China pode esbarrar em problemas de ética, relacionados com a adulteração genética de alimentos.

Em destaque

Subir