Nas Notícias

Leilão de escravos: Vidas vendidas por 430 euros (com vídeo)

Duas pessoas foram vendidas como escravos por 1200 dinares líbios. Feito o câmbio, cada vida humana foi comprada por 430 euros. Aconteceu em agosto, em vários locais da Líbia, revela uma reportagem da CNN.

A ‘mercadoria’ vendida nestes leilões são pessoas que atravessam o país com o sonho de chegarem à Europa.

“São rapazes fortes, bons para o trabalho do campo”, promove o leiloeiro, num dos vídeos divulgados pela CNN.

E há quem entenda que sim e tente comprar as duas pessoas referidas logo no início deste texto. “Oitocentos (dinares)… 900… 1000… 1100… 1200, vendido!”, decorre a guerra de licitações.

Os repórteres que conseguiram presenciar alguns destes leilões de escravos, que se realizam entre uma a duas vezes por mês em várias cidades da Líbia, constaram que em seis a sete minutos são comercializadas as vidas de uma dúzia de seres humanos.

“Quem precisa de um homem para cavar? Este nasceu para cavar, vejam como é forte”, publicita o leiloeiro, vestido com roupa de camuflagem.

Os escravos à venda são vítimas colaterais da pressão europeia sobre a Líbia, na tentativa de controlar os fluxos migratórios no Mediterrâneo.

O país africano apertou (e muito) a vigilância costeira e são raros os barcos que conseguem sair rumo à Europa. E os migrantes vão-se acumulando junto à costa, para satisfação (e riqueza) dos esclavagistas.

https://playbuffer.com/watch_video.php?v=OUB5X9R8292U

Em destaque

Subir