Desporto

Leia a carta aberta de Gustavo Santos para o FC Porto

Há um ano, Gustavo Santos incendiava o Facebook ao criticar, na sequência do ataque ao Charlie Hebdo, quem “goza sistematicamente com convicções alheias”. Agora, o escritor publicou uma carta aberta endereçada ao FC Porto.

Com a “total legitimidade de escrever sobre o momento que atravessamos”, Gustavo Santos abordou, “na quarta pessoa porque somos uma nação”, o atual estado dos dragões.

No dia seguinte à terceira derrota em três jogos para a Taça da Liga, o escritor e orador afirmou que o clube perdeu, “literalmente, o norte”.

“O nosso Porto precisa ser curado e todos temos a responsabilidade de fazer melhor, em campo e fora dele”, argumentou.

“Gozar com convicções alheias”

Em janeiro do ano passado, Gustavo Santos foi o responsável por uma grande polémica no Facebook.

Na sequência do ataque extremista ao Charlie Hebdo, que provocou 12 mortos, o escritor criticou indiretamente os cartunistas assassinados por fazerem “carreiras a ridicularizar a verdade de quem não conhecem de lado nenhum”, acrescentando que o jornal satírico tinha ganho fama a “gozar sistematicamente com convicções alheias”.

“Liberdade de expressão é uma coisa, desrespeito gratuito e egóico pelas mais altas crenças dos outros, sejam elas quais forem, é outra. Infelizmente, um e outro ponto colidiram hoje. Que uns sejam apanhados e severamente julgados pelo que fizeram e que outros, os que tiveram sorte e ficaram, assim como tantos outros que fazem carreiras a ridicularizar a verdade de quem não conhecem de lado nenhum, aprendam alguma coisa com isto!”, escreveu Gustavo Santos.

Hoje, foi o escritor quem aproveitou a “liberdade de expressão” para comentar o atual estado do FC Porto, equipa da qual é adepto: “Quem me conhece ou segue, sabe do meu amor pelo clube, da minha admiração pelos seus nobres valores e da minha identificação com o seu espírito de conquista”.

Leia a carta aberta de Gustavo Santos ao FC Porto:

https://www.facebook.com/OficialGustavoSantos/photos/a.175482182635042.1073741829.174594576057136/470767213106536/?type=3

Em destaque

Subir