Categorias: Nas Notícias

Legislativo são-tomense considera governo de Pequim como o único de toda a China

Os presidentes dos órgãos legislativos da China e de São Tomé e Príncipe comprometeram-se hoje a salvaguardar o princípio ‘Uma só China’, considerado pelas autoridades chinesas como um pré-requisito e base política nas suas relações diplomáticas.

Citado pela agência noticiosa oficial Xinhua, o presidente da Assembleia Nacional de São Tomé e Príncipe, Delfim Neves, que realiza uma visita de seis dias à China, disse que o seu país “aderirá resolutamente” àquele princípio.

O princípio ‘Uma só China’ é visto por Pequim como garantia de que Taiwan é parte do seu território, apesar de Taipé ter uma interpretação diferente.

A ilha onde se refugiou o antigo governo nacionalista chinês depois de os comunistas tomarem o poder no continente, em 1949, assume-se como República da China.

São Tomé cortou, em 2016, as relações diplomáticas com Taiwan, passando a reconhecer o regime de Pequim como o único Governo legítimo de toda a China. O país africano era um dos 22 aliados diplomáticos que Taipé tinha então.

Delfim Neves afirmou ainda que o seu país quer aumentar a cooperação com a China em áreas como a energia, construção de infraestruturas, pesca, saúde ou cultura.

Durante o encontro, o presidente da Assembleia Nacional Popular chinesa, Li Zhanshu, afirmou que a China está disposta a trabalhar com São Tomé e Príncipe no apoio aos interesses fundamentais dos dois países.

Citado pela Xinhua, Li Zhanshu apelou também ao país africano para que salvaguarde o princípio ‘Uma só China’, frisando ser aquela a “base” da relação bilateral.

Li referiu a vontade da China de cimentar as relações com os países africanos, incluindo São Tomé e Príncipe e de que os órgãos legislativos dos dois países promovam os intercâmbios e coordenação, segundo a Xinhua.

A delegação são-tomense vai estar na China até sexta-feira, com uma agenda dividida entre Pequim e Xangai, a “capital” económica da China.

A China tornou-se, em 2009, o maior parceiro comercial de África.

Pelas estatísticas chinesas, em 2018, o comércio China-África somou 204 mil milhões de dólares (179 mil milhões de euros), um crescimento homólogo de 20 por cento.

Lusa

Partilhar
Publicado por
Lusa

Artigos relacionados

Números do Euromilhões de hoje: Chave de terça-feira, 7 de maio de 2024

Conheça os resultados do sorteio do Euromilhões. Veja os números do Euromilhões de 7 de…

há % dias

Células estaminais promissoras no tratamento do Lúpus

O Lúpus Eritematoso Sistémico (LES) é uma doença autoimune em que o sistema imune ataca…

há % dias

Euro Dreams resultados: Chave do EuroDreams de segunda-feira

Euro Dreams Resultados Portugal: A mais recente chave do EuroDreams é revelada hoje. Conheça os…

há % dias

7 de maio, a Alemanha nazi rende-se na II Guerra Mundial

Sete de maio de 1945 assinala o princípio do fim da II Guerra Mundial, com a…

há % dias

Milhão: Onde saiu? Veja onde saiu o Milhão esta sexta-feira

Milhão: onde saiu hoje? Saiba tudo sobre o último código do Milhão de sexta-feira e…

há % dias

Asma, uma doença que merece todo o nosso respeito!

Artigo de opinião da Dra. Cláudia Ferrão – Núcleo de Estudos de Doenças Respiratórias da…

há % dias