Nas Notícias

Legislativas: Uma sondagem dá o total de 111,9 por cento

Uma sondagem da Intercampus apresenta uma situação que o blogue ‘L´obéissance est morte’ classifica como “batotice”: o somatório da distribuição dos votos dá 111,9 por cento, ou seja, há 111,9 votos por cada 100 eleitores.

A sondagem da Intercampus para TVI, TSF e Público referente ao dia 28 de setembro (ontem) contém um erro matemático.

A denúncia é feita no blogue ‘L´obéissance est morte’, que classifica mesmo a situação como “batotice”.

Em causa está o somatório dos resultados indicados na ‘tracking poll’: no dia 28, a distribuição dos votos dava 37,9 por cento à coligação PaF, 32,1 por cento ao PS, 9,1 por cento à CDU, 7,5 por cento ao Bloco de Esquerda e 3,9 por cento aos restantes partidos, havendo ainda 21,4 por cento de indecisos.

Já descobriu o ‘gato’? Somando todos esses valores, o total é de 111,9 por cento.

Ou seja, cada 100 eleitores ‘dão’ 111,9 votos.

“Até aqui o caso já era grave, uma vez que praticamente todas as sondagens eram realizadas por via de baterias de mil inquéritos, nenhuma com mais de 60 por cento de respostas válidas, todas entre 10 e 20 por cento de indecisos”, salientam os autores da denúncia.

“Como se não fosse suficiente tanta batotice, a sondagem que a TVI/TSF/Público publicam hoje [ontem] dá um somatório de, pasme-se, de 111,9 por cento. Perante isto, o silêncio da ERC, da Comissão Eleitoral e do Presidente da República são de uma cumplicidade ensurdecedora”, diz ainda o texto no blogue.

O gráfico em causa está disponível aqui.

Em destaque

Subir