Nas Notícias

As eleições de outubro: Cavaco e socialistas em desacordo

Numa conversa com os jornalistas, o Presidente da República , Cavaco Silva, deu a entender que deve marcar as eleições Legislativas no mês de outubro. Para o PS, que preferia setembro, Cavaco está a fazer um favor a PSD e CDS. A coligação, segundo os socialistas, ganha tempo para a campanha eleitoral. “Quanto mais cedo forem as eleições melhor será para Portugal”, defende ainda Ferro Rodrigues ao Diário Económico.

Durante a viagem para Oslo, na visita oficial à Noruega, Cavaco Silva manteve uma conversa informal com os jornalistas, com microfones desligados.

Nesse diálogo, o chefe de Estado abordou a marcação da data das eleições Legislativas, deixando no ar a ideia de que prefere o mês de outubro para o ato.

Caberá a Cavaco Silva escolher a data, dentro das leis a que está obrigado, sendo que o mês de outubro cumpre todos os requisitos. Só que, na visão dos socialistas, quanto mais tarde, pior.

O novo Governo entraria em funções sem tempo para fazer o Orçamento de Estado, pelo que setembro, ainda segundo o PS, seria mais prudente.

Mas o PS vai mais longe e considera que, com este “favor” do Presidente da República, “ganha tempo para a campanha eleitoral”.

Caberá a Cavaco Silva escolher a data, dentro das leis a que está obrigado, sendo que o mês de outubro cumpre todos os requisitos. Só que, na visão dos socialistas, quanto mais tarde, pior.

Em declarações ao Diário Económico, o líder parlamentar do PS, Ferro Rodrigues, sustenta a teoria de que “quanto mais cedo forem as eleições melhor será para Portugal”.

Ferro Rodrigues critica também a conversa com os jornalistas. “O normal é o Presidente da República ouvir os partidos, formalmente, antes de decidir a data das eleições legislativas”, pelo que a troca de ideias com a imprensa “parece ser mais uma coisa estranha deste mandato e deste Presidente”.

De acordo com a lei, Cavaco Silva tem de marcar o ato eleitoral entre os dias 14 de setembro e 14 de outubro. A coligação entende que o dia 4 de outubro será uma boa data, mas o PS preferia mais cedo, para que o novo Governo ganhe alguns dias para preparar o Orçamento de Estado para 2016.

Em meados de junho, o Presidente da República vai auscultar os partidos e posteriormente anunciará a data oficial das eleições Legislativas.

Em destaque

Subir