Mundo

Legislação climática concreta começa a ser apresentada em março

A Comissão Europeia tenciona apresentar em março legislação climática específica que conduza ao objetivo da neutralidade carbónica da Europa até 2050, anunciou hoje a presidente do executivo comunitário, Ursula von der Leyen.

Em março de 2020, segundo a tabela indicativa, “apresentamos a proposta da primeira legislação climática europeia”, disse, numa intervenção perante o Parlamento Europeu, Ursula von der Leyen.

Tal permitirá, especificou, “um planeamento a longo prazo”, nomeadamente para as empresas, apesar de a conversão ecológica “já começar a ser uma realidade”.

A líder do executivo comunitário alertou para os custos que poderão advir de uma inação face às alterações climáticas, salientando haver quem defenda que o custo desta transformação é demasiado elevado”.

“Não esqueçamos nunca qual será o custo que a inação acarretará”, disse.

O Pacto Ecológico Europeu prevê ainda que no próximo verão a Comissão avance com um plano abrangente para reduzir em 55 por cento as emissões de gases com efeito de estufa (face aos atuais 50 por cento) até 2030.

Nas ações previstas no Pacto – transversal a vários setores de atividade, da indústria, à mobilidade, passando pela energia e agricultura, entre outros – incluem-se a proposta de uma tarifa fronteiriça para o carbono em determinados setores, novos regulamentos para a uma construção mais verde e uma estratégia para produção de energia eólica em ‘offshore’.

O Pacto, que vai ser debatido no Conselho Europeu de quinta e sexta-feira, “mostra como transformar o nosso modo de viver e trabalhar, de produzir e consumir, por forma a termos uma vida mais saudável e a tornar as nossas empresas inovadoras”, referiu ainda Von der Leyen.

Em destaque

Subir