Nas Notícias

Legionella provoca sexta morte, confirma a DGS

Uma sexta pessoa morreu devido ao surto de legionella no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa. A informação é da Direção-Geral de Saúde (DGS).

A sexta vítima mortal é um homem de 87 anos, que se encontrava internado no hospital Egas Moniz desde 7 de novembro.

No mesmo comunicado, a DGS salienta que o paciente tinha várias doenças associadas e adianta que estão “em curso as diligências necessárias no sentido de esclarecer a causa do óbito”.

Dos 56 casos de legionella oficialmente associados ao surto do São Francisco Xavier, detetado a 3 de novembro e dado como terminado a 27 de novembro, seis resultaram em vítimas mortais.

Há ainda cinco casos de infeção em investigação epidemiológica e laboratorial, acrescenta a DGS.

Permanecem internados três doentes em enfermaria e dois em cuidados intensivos.

A bactéria legionella é responsável pela doença dos legionários, uma forma de pneumonia grave que se inicia habitualmente com tosse seca, febre, arrepios, dor de cabeça, dores musculares e dificuldade respiratória, podendo também surgir dor abdominal e diarreia. A incubação da doença tem um período de cinco a seis dias depois da infeção, podendo ir até 10 dias.

A infeção, que apesar de grave tem tratamento efeitvo, pode ser contraída por via aérea (respiratória), através da inalação de gotículas de água ou por aspiração de água contaminada.

Em destaque

Subir