Nas Notícias

O que é a bactéria Legionella e quais os seus sintomas?

bacteria legionella Depois do surto em Vila Franca de Xira, a Legionella pneumophila passou a fazer parte do vocabulário dos portugueses. Mas o que é a Legionella? Esta bactéria tornou-se conhecida em 1976, aquando de uma convenção em Filadélfia, nos EUA, no Bellevue Stratford Hotel.

Em 1976, naquela convenção norte-americana, de forma repentina, 34 participantes morreram e outros 221 contraíram uma pneumonia grave.

Estas mortes e pneumonias suscitou perguntas, que levaram a comunidade científica a procurar respostas e a encontrar a bactéria causadora das fatalidades: a Legionella.

A infeção pela Legionella ocorre sobretudo através de inalação de vapores, de gotículas de água ou por neblinas contaminadas com a bactéria, que não se transmite entre pessoas.

Para prevenir uma infeção, as pessoas devem evitar duches, hidromassagens, ou jacuzzi.

As crianças não estão entre os grupos de risco e são raros os casos em que ocorrem infeções por Legionella naquela faixa etária.

Entre os fatores de risco estão a idade, o tabagismo, a Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), a transplantação e a imunossupressão.

A Legionella pode provocar infeções sintomáticas ou assintomáticas, com sintomas como dores agudas, do tipo gripal, ou nos casos mais graves pneumonias.

Em Portugal, a Legionella passou a fazer parte da atualidade mediática em virtude de um surto que ocorreu em Vila Franca de Xira, que provocou quatro mortos confirmados e 160 pessoas infetadas.

Estes números são provisórios sendo que as autoridades de saúde preveem que se verifiquem mais casos, nos próximos dias.

Em destaque

Subir