Mundo

Le Pen escolherá as letras do futuro Presidente da França: Holland ou Sarkozy?

marine_le_penAs eleições Presidenciais em França, que decorreram ontem, ditaram uma derrota do chefe de Estado, Nicolas Sarkozy, que poderá ceder o lugar para François Holland. O candidato da direita venceu a primeira volta, numa noite em que Marine Le Pen, da extrema-direita, também pôde cantar vitória, apesar de não disputar a segunda volta. São os eleitores de Le Pen que vão escrever o nome do próximo presidente da França.

França foi ontem às urnas, concedendo uma vitória a François Holland, o candidato mais votado, ligeiramente à frente de Nicolas Sarkozy, numa noite marcada pela forte presença nas urnas dos eleitores franceses e pela votação elevada de Marine le Pen – cujo eleitorado vai ter um papel central na segunda volta.

Em primeiro lugar, os número. Nicolas Sarkozy 27,08 por cento dos votos, ligeiramente abaixo do vencedor da noite, François Hollande, que cativou 28,63 por cento do eleitorado. Marine Le Pen fica como terceiro candidato mais votado, superando as sondagens, com 18 por cento.

Perante este cenário, Sarkozy tem de cativar votos à direita, que sai reforçada com os votos conseguidos por Marine Le Pen, candidata da extrema-direita que conquistou um resultado eleitoral surpreendente.

François Holland, o candidato mais votado, enfrenta, no entanto, um cenário indefinido, pela proximidade dos dois mais votados e pelo comportamento dos eleitores de Marine Le Pen.

Sendo Holland de direita, não é certo que o eleitorado de extrema-direita vote em Holland.

Aliás, numa análise a votações de Presidenciais anteriores, os eleitores de extrema-direita não se identificam com o candidato de direita – neste caso, Holland.

E aqui reside a dúvida: em quem votarão estes 18 por cento de eleitores de Marine? Nicolas Sarkozy terá de cativar o voto da direita, sendo certo que não terá tanta dificuldade em chamar os franceses que optaram por Jean-Luc Mélenchon (11,1 por cento) e François Bayrou (nove por cento).

Em destaque

Subir