Desporto

Tottenham, de Mourinho, dá a volta frente a Olympiacos, de Pedro Martins

O Tottenham, de José Mourinho, garantiu hoje o apuramento para os oitavos de final da Liga dos Campeões de futebol, ao vencer 4-2 na receção ao Olympiacos, de Pedro Martins, que esteve a vencer por 2-0.

O resultado não expressa as dificuldades que a equipa grega, que iniciou o jogo com os internacionais portugueses José Sá, Rúben Semedo e Podence, colocou aos ‘spurs’, prncipalmente na primeira parte, em que foi claramente superior e marcou dois golos contra apenas um dos ingleses, que reduziram quase em cima do intervalo, após uma falha clamorosa do central tunisino Yassine Meriah.

Na segunda parte, o Tottenham conseguiu dar a volta ao resultado, mas em grande parte pela superior qualidade individual dos seus jogadores, sobretudo ao nível da finalização, perante um Olympiacos que surpreendeu pela positiva e que, depois do 2-2, foi à procura do terceiro e chegou a assustar.

De destacar a boa exibição dos jogadores portugueses, com José Sá seguro entre os postes, Rúben Semedo a fazer uma primeira parte impecável e a marcar o segundo golo da sua equipa e Podence a ser uma dor de cabeça para a defensiva dos ‘spurs’.

Bayern, que goleou por 6-0 o Estrela Vermelha em Belgrado, e Tottenham vão marcar presença nos ‘oitavos’, enquanto a equipa de Pedro Martins pode ainda qualificar-se para a Liga Europa, caso vença em casa no último jogo do grupo B, em 11 de dezembro, os campeões da Sérvia.

No grupo A, Real Madrid e Paris Saint-Germain empataram a dois golos no Santiago Bernabéu, seguindo ambos para os oitavos de final, enquanto Galatasaray e Club Brugge, que empataram a um golo em Istambul, vai discutir a vaga para a Liga Europa na última jornada.

No grupo C, o Manchester City, com Bernardo Silva a titular, protagonizou a surpresa do dia, ao ceder um empate a um golo frente aos ucranianos do Shakhtar, treinados pelo português Luís Castro, mas a equipa inglesa já tinha o apuramento e o primeiro lugar garantidos.

No outro jogo do grupo, os italianos da Atalanta receberam e venceram o Dínamo de Zagreb por 2-0, vitória que os deixa com hipóteses de garantiram o apuramento para os ‘oitavos’ da ‘Champions’, apesar de estarem em quarto e último lugar com quatro pontos, menos um do que os croatas e menos dois do que o Shakhtar.

Para isso, terão de vencer na Ucrânia na derradeira jornada e esperar que o Dínamo Zagreb não vença em casa o Manchester City.

No grupo D, a Juventus, com Cristiano Ronaldo regressado ao ‘onze’ depois da sua ausência da partida frente à Atalana, em Bérgamo, para a Serie A, recebeu e venceu o Atlético Madrid por 1-0, graças a um golo de Dybala na marcação de um livre direto.

Os campeões de Itália já tinham assegurado o apuramento, mas não o primeiro lugar, o que fizeram agora, enquanto os ‘colchoneros’ mantiveram o segundo lugar, mas precisam de vencer na última jornada os russos do Lokomotiv de Moscovo, em Madrid.

De destacar que João Félix, à semelhança do que sucedeu em Granada, na última jornada da Liga espanhola, voltou a ser suplente utilizado, ao ser lançado em campo por Diego Simeone aos 57 minutos, a render Vitolo.

O Bayer Leverkusen assegurou a ‘transferência’ para a Liga Europa, apesar de ainda manter ténues expectativas de qualificação no grupo D, ao impor-se por 2-0 no estádio do Lomokotiv Moscovo, que não escapou ao último lugar e ao consequente afastamento das provas europeias.

Num jogo em que Éder foi titular nos russos, os alemães inauguraram o marcador aos 11 minutos, graças a um autogolo do russo Zhemaletdinov, fechando a contagem aos 54, através do médio Bender, ainda antes de o avançado português ter sido substituído, aos 77, por Smolov.

Em destaque

Subir