Economia

Lavagem de dinheiro: Só há inquérito para 2% das denúncias, revelam dados da Procuradoria

dinheiro lavagemx210dinheiro lavagemNo ano passado, só 51 das 2270 denúncias de lavagem de dinheiro deram origem a um processo crime. Os dados foram revelados pela Procuradoria Geral da República ao Económico demonstram ainda que uma minoria (18%) foi arquivada: a grande maioria dos casos continua em análise.

Há cada vez mais denúncias de operações que podem configurar o crime de branqueamento de capitais, mais conhecido pela expressão “lavagem de dinheiro”, mas só dois por cento dos casos denunciados no ano passado deram origem à instauração de um processo crime, com o Ministério Público (MP) a abrir um inquérito para investigação formal e aprofundada.

Os números são da Procuradoria Geral da República (PGR) e são revelados pelo Diário Económico: em 2012, apenas 51 das 2270 denúncias feitas pelo setor financeiro motivaram a abertura de um processo crime (2,2 por cento do total), enquanto 410 casos (18 por cento) foram arquivados. A grande maioria, de acordo com a PGR, estão ainda em análise.

No mesmo artigo, o jornal refere que a lavagem de dinheiro é dos crimes económicos mais difíceis de investigar e provar, no entendimento de advogados e magistrados.

Em destaque

Subir