Motores

Latvala na frente em Espanha após percalço de Tanak

Jari-Matti Latvala é o novo líder do Rali de Espanha Catalunha, disputada que foi este sábado a segunda etapa da prova, que viu Ott Tanak e Dani Sordo atrasarem-se.

O estónio da Toyota partia para este terceiro dia de rali na liderança, mas um furo na primeira especial da etapa disputada – a primeira foi anulada por razões de segurança – acabou por fazê-lo ‘cair’ para a nona posição, deixando Sordo na liderança, mas não por muito tempo.

Logo a seguir Latvala desferiu o seu ataque, venceu a 11ª especial e assumiu o comando da prova. Os três segundos ganhos pelo finlandês da Toyota foram-se dilatando no troço seguinte e duas classificativas mais tarde o espanhol da Hyundai perdia mais de 22 segundos e com isso permitiu a Sebastien Ogier e a Sebastien Loeb passarem para posição de principais perseguidores ao novo líder.

A última tirada será decisiva para as três posições cimeiras, porque Latvala, Ogier e Loeb estão separados por apenas oito segundos. Aliás,pouco mais de 16 segundos estão entre o líder o sexto classificado.

Elfyn Evans, no segundo Ford da M-Sport, também tirou partido do atraso de Sordo, que também cedia uma posição na classificação geral ao seu companheiro de equipa Thierry Neuville, o único piloto da Hyundai implicado na luta pelo título.

Ott Tanak ainda se impôs na derradeira especial do dia, mas o máximo que o estónio da Toyota conseguiu foi subir ao oitavo posto, a mais de um minuto de Jari-Matti Latvala. O que o obriga a tentar o tudo por tudo na discussão dos pontos suplementares da Power Stage no último dia do rali.

Classificação após a 14ª PE

1º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Toyota) 2h35m01,8s

2º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 4,7s

3º Sebastien Loeb/Daniel Elena (Citroën) + 8,0s

4º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 9,8s

5º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Hyundai) + 12,7s

6º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Hyundai) + 16,5s

7º Esapekka Lappi/Janne Ferm (Toyota) + 46,5s

8º Ott Tanak/Martin Jarveoja (Toyota) + 1m00,7s

9º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 1m37,9s

10º Andreas Mikkelsen/Anders Jaeger (Hyundai) + 2m07,3s

Mais partilhadas da semana

Subir