Ralis

Latvala mais rápido na qualificação do Rali de Itália

latvala italia2LatvalaItaliaJari-Matti Latvala foi o mais rápido na classificativa de qualificação do Rali de Itália, que esta quinta-feira teve lugar na ilha da Sardenha. Foi a segunda vitória do finlandês da Volkswagen em ‘aperitivos’ para provas do Campeonato do Mundo da especialidade.

Latvala chega à Sardenha vindo da sua primeira vitórias aos comandos de Polo R WRC, no Rali da Acrópole (Grécia), e este êxito na especial de qualificação só aumentou os seus níveis de confiança para o evento italiano do Campeonato do Mundo.

“Sinto-me bem. O carro é bom e não temos problemas. Sinto-me confiante com tudo além de que gosto deste rali”, afirmou o finlandês, que deverá sentir-se mais à vontade na terra dos troços sardos, uma vez que é o seu tipo de terreno preferido.

O segundo mais rápido neste ‘aperitivo’ da prova italiana – que só começa verdadeiramente esta sexta-feira – foi Evgeny Novikov. O russo da M-Sport foi seis décimas mais lento do que Latvala, mas bateu o líder do campeonato do Mundo, Sebastien Ogier, que colocou o segundo Volkswagen oficial no terceiro lugar da tabela de tempos.

O francês foi segundo e meio mais lento do que o seu companheiro de equipa, mas deixou atrás de si o melhor dos homens da Citroën, Mikko Hirvonen, que gastou mais 1,7s do que Latavala, enquanto Thierry Neuville rubricou o quinto registo com o segundo dos Ford Fiesta WRC da M-Sport.

Mads Ostberg, no terceiro Fiesta, não evitou perder 1,8s para Jari-Matti, enquanto Dani Sordo, no segundo Citroën se quedou pelo sexto tempo, a quase três segundos do finlandês da Volkswagen.

Andreas Mikkelsen, no terceiro Polo R WRC, denotou a sua inexperiência em provas do campeonato do Mundo, ao não ir além do oitavo registo, numa prova em que o regressado Per Gunnar Andersson parece começar com o pé direito, face ao 10.º tempo conseguido aos comandos do Ford Fiesta da AT Sport.

Resultado da especial de qualificação

 1.º Jari-Matti Latvala/ Miika Anttila (VW Polo R WRC) 3m12,665s
 2.º Evgeny Novikov/Ilka Minor (Ford Fiesta RS WRC) + 0,690 s
 3.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (VW Polo R WRC) + 1,571 s
 4.º Mikko Hirvonen/Jarmo Lehtinen (Citroen DS3 WRC) + 1,742s
 5.º Thierry Neuville/Nicolas Gilsoul (Ford Fiesta RS WRC) + 1.847 s
 6.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Ford Fiesta RS WQ) + 2,366 s
 7.º Dani Sordo/Carlos del Barrio (Citroen DS3 WRC) + 2,741 s
 8.º Andreas Mikkelsen/Mikko Markkula (VW Polo R WRC) + 3,779 s
 9.º Martin Prokop/Michal Ernst (Ford Fiesta RS WRC) + 4,997 s
10.º Per-Gunnar Andersson (Ford Fiesta RS WRC) + 6,922 s

Em destaque

Subir