Ralis

Latvala despista-se e deixa Ogier mais perto da vitória no México

OgierMexico215 Sebastien Ogier ficou mais perto da vitória do Rali do México, depois do seu companheiro de equipa, Jari-Matti Latvala, não ter evitado uma saída de estrada na segunda etapa de prova.
OgierMexico215 600O campeão do mundo saiu para a tirada deste sábado com pouco mais de 13 segundos de vantagem sobre Latvala, e desde logo mostrou que estava disposto a dilatar essa vantagem. 
O finlandês estava determinado a segui-lo, mas logo na segunda classificativa cometeu o deslize que terá senteciado a sua sorte no rali. Saiu de estrada e bateu de traseira, acabando por arrancar uma roda ao seu Volkswagen Polo R WRC. Como consequência perdeu mais de seis minutos. Um atraso que dificilmente conseguirá recuperar.
Sem a pressão do seu companheiro de equipa Ogier passou a gerir a sua vantagem, ainda que se impondo em quatro das oito especiais do dia, que concluiu com mais de um minuto sobre o segundo classificado.
OstbergMexico215 600Depois do percalço de Latvala, o interesse da prova passou a residir na luta pela segunda posição, entre Mads Ostberg e Andreas Mikkelsen. Os dois noruegueses venceram uma classificada cada um, revelando um grande equilíbrio, levando o duelo para o último dia, já que pouco mais de quatro segundos os separa.
Tal como na véspera, Elfyn Evans preocupou-se muito mais em preservar o seu precioso quarto lugar do que em atacar os dois homens que seguem à sua frente. O galês da M-Sport fez isso muito bem, até porque atrás de si Dani Sordo nunca foi uma ameaça, face à distância a que segue o espanhol, mesmo que este tenha ganho uma classificativa neste terceiro dia de prova, já que sofreu um furo da parte da tarde.
SordoMexico215 600Isso fez com que o piloto da Hyundai visse Martin Prokop aproximar-se perigosamente. No entanto o checo já mostrou não ter andamento para os pilotos de fábrica, e o mais provável é que se contente com a sexta posição.
Regressado à competição ao abrigo da regra Rally 2, Thierry Neuville está a dois minutos de  entrar no top dez e marcar pontos, contrariamente a Kris Meeke e Robert Kubica não podem pensar nisso, dado o atraso de meia hora , depois de sofrerem furos na parte final da tirada.
Classificação após a 18.ª especial
1.º Sebastien Ogie/Julien Ingrassia (Volkswagen) 3h33m27,4s
2.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Citroën) + 1m15,2s
3.º Andreas Mikkelsen/Ola Floene (Volkswagen) + 1m19,7s
4.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 2m28,6s
5.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 4m10,6s
6.º Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford) + 4m39,6s
7.º Nasser Al-Attiyah/Mathieu Baumel (Ford) + 10m43,9s
8.º Nicolas Fuchs/M. Fusano (Ford)  + 18m34,5s
9.º Jari Ketomaa/Kaj Lindstrom (Ford) + 19m39,5s
10.º Amhed Al-Kwari/M. Clarke (Ford)  + 19m49,1s
 

Em destaque

Subir