Motores

Latvala dá primeiro triunfo ao Toyota Yaris WRC

Jari-Matti Latvala obteve a sua primeira vitória ao serviço da Toyota, ao impor-se no Rali da Suécia, depois de uma última etapa onde conseguiu colocar-se a salvo dos ataques de Ott Tanak.

O finlandês impôs-se nas três especiais do dia e assim conseguiu um triunfo inequívoco, batendo o seu adversário estoniano por mais de uma dezena de segundos.

Herdando a liderança na super especial final da véspera, Latvala partir para este último dia com pouco mais de três segundos de vantagem sobre Tanak e menos de 17 sobre Sebastien Ogier, pelo que esperava um ataque dos dois homens da M-Sport.

E Tanak e Ogier bem tentaram, mas não tiveram argumentos para um Jari-Matti bastante motivado. Tão motivado que depois de ganhar mais de sete segundos ao estoniano no primeiro troço do dia, lhe ganhou mais nove no segundo.

Na ‘Power Stage’ que encerrou o rali, Latvala não conseguiu mais do que 1,2s de vantagem sobre Ogier, mas conquistava os três pontos adicionais do melhor tempo e, mais importante do que isso, o triunfo na prova, com mais de 29s de diferença para Tanak. É que o estoniano perdeu mais de nove segundos para o finlandês, que assim passou para o comando do campeonato.

Thierry Neuville regressou à prova ao abrigo da regra Rally 2, mas o mais que conseguiu na Power Stage foi ‘salvar’ três pontos, mercê do terceiro tempo averbado. Muito pouco para quem na véspera parecia caminhar serenamente para o triunfo.

Atrás de Ogier, que foi terceiro a quase um minuto do vencedor, Dani Sordo foi um distante quarto classificado, a mais de dois minutos de Latvala. Um ‘magro’ consolo para a Hyundai que no penúltimo dia já contava com a vitória de Neuville.

Craig Breen fechou o top cinco, depois de uma prova onde procurou ser mais calculista do que Kris Meeke, que também regresso ao rali conseguindo pontuar na ‘Power Stage’. Um resultado também muito aquém das expetativas da Citroën.

Classificação final

1.º Jari-Mati Latvala/Mikka Anttila (Toyota) 2h36m03,6s
2.º Ott Tanak/Markku Jarveoja (Ford) + 29,2s
3.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Ford) + 59,5 s
4.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 2m11,5s
5.º Craig Breen/Scott Martin (Citroën) + 2m52,2s
6.º Elfyn Evans/Daniel Barritt (Ford) + 5m26,6s
7.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 5m31,2s
8.º Stephane Lefebvre/Gabin Moreau (Citroën) + 7m14,7s
9.º Pontus Tidemand/Jonas Andersson (Skoda) + 9m11,1s
10.º Teemu Suminen/Mikko Markkula (Ford) + 10m02,9s

Em destaque

Subir