Motores

Latvala cimenta liderança no Rali do México

LatvalaMexico516

Jari-Matti Latvala cimentou a sua liderança no Rali do México no começo do terceiro segundo dia da prova, pois manteve uma toada fortíssima nas duas longas classificativas da etapa – Ibarrila e Otates.

O finlandês, que ainda não pontuou na presente temporada, conseguiu dilatar a sua vantagem sobre o seu companheiro de equipa Sebastien Ogier, num dia em que a Volkswagen perder o concurso do seu terceiro piloto, Andreas Mikkelsen.

Conseguindo 1m06s de vantagem só nas especiais da manhã, Latvala fez por incrementar ainda mais essa diferença nos troços da tarde, que passou para minuto e meio no final da 15.ª especial (Otates) por despiste

Ogier vai assim para o curto último dia quase resignado com a segunda posição, sendo que a terceira deixou de ser uma opção para Mikkelsen, já que o norueguês – sobre quem pendia uma penalização por ter entrado na assistência um minuto mais cedo – veio a despitar-se na 15.ª classificativa.

Andreas Mikkelsen estava a ser mais rápido que Sebastien Ogier no troço quando perdeu o controlo do seu Polo R WRC, mas tanto o piloto como o seu navegador, Anders Jaeger, saíram incólumes do acidente.

SordoMexico216

Como resultado deste abandono, Dani Sordo regressou à terceira posição, que o espanhol da Hyundai tinha perdido para o norueguês antes da especial, estando na altura separados por pouco mais de quatro segundos.

A mais de dois minutos do piloto de Torrelavega Mads Ostberg é quarto e o melhor homem da M-Sport, e também ele não é ameaçado por outro piloto da Hyundai, o neozelandês Hayden Paddon, que segue na quinta posição, depois de danificar um braço de suspensão do seu i20 WRC em Otates.

O Rali do México conclui-se este domingo com a realização das duas derradeiras classificativas, a primeira delas com 80 quilómetros de extensão, que é decisiva, sendo a outra uma Power Stage de 17 quilómetros com três pontos suplementares a atribuir.

OstbergMexico216

Classificação após a 19:º PE
1.º Jari-Matti Latvala/Mikka Anttila (Volkswagen) 3h27m22,8s
2.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Volkswagen) + 1m35,7s
3.º Dani Sordo Marc Marti (Hyundai) + 2m40,4s
4.º Mads Ostberg/Jonas Andersson (Ford) + 4m48,8s
5.º Hayden Paddon/John Kennard (Hyundai) + 5m42,1s
6.º Ott Tanak/Raigo Molder (Ford) + 7m50,5s
7.º Martin Prokop/Jaroslav Tomanek (Ford) + 9m23,5s
8.º Lorenzo Bertelli/Lorenzo Granai (Ford) + 10m19,5s
9.º Taemmu Suminen/Markko Markkula (Sokda) + 12m33,7s
10.º Valery Gorban/Viktor Korsia (Mini) + 27m49,2s

Em destaque

Subir