Tecnologia

Laser deteta condutores com excesso de álcool mesmo em automóveis em movimento

auto-estrada1Uma equipa de investigadores polaca desenvolveu um laser, que permite verificar se o condutor está alcoolizado. Através de um sistema de espelhos e raios de luz, os cientistas da Universidade de Tecnologia Militar de Varsóvia criaram um modo de detetar os vapores do álcool.

Um condutor alcoolizado poderá ser apanhado, mesmo que o carro que conduza esteja em movimento, graças a uma tecnologia polaca, que através de um laser capta os vapores libertados por pessoas que beberam em demasia.

O mecanismo, criado por investigadores da Universidade de Tecnologia Militar de Varsóvia, usa espelhos e raios de luz, que detetam vapores libertados por quem ingeriu bebidas alcoólicas.

O laser é ‘disparado’ em direção ao carro, sendo que através de um detetor é possível verificar a quantidade de álcool presente no sangue do condutor. Mesmo que as quantidades de álcool sejam muito baixas, este mecanismo revela-se eficaz.

O problema prende-se com a presença de outras pessoas alcoolizadas, que possam estar dentro do mesmo automóvel.

Os investigadores estão cientes desta potencial adulteração de dados, pelo que estão a aperfeiçoar o sistema, para que possa ser aplicado.

Em destaque

Subir