Nas Notícias

Lançado o portal AIR Care Centre, dedicado à reabilitação respiratória

Está desde hoje disponível o portal do AIR Care Centre, primeiro Centro de Reabilitação Respiratória em Portugal, fora do meio hospitalar, a prestar serviços ao doente de forma integrada, interdisciplinar e de proximidade. Os doentes respiratórios crónicos já podem ter acesso a informações sobre o tratamento focado na reabilitação respiratória.

Através do novo portal já é possível ter acesso a informação sobre as doenças respiratórias em Portugal, os tratamentos desenvolvidos no AIR Care Centre, os benefícios da reabilitação respiratória para os doentes crónicos, dicas sobre a alimentação. Através do site podem ainda fazer um auto diagnóstico à doença.

Os programas de reabilitação respiratória têm como objetivo proporcionar a diminuição dos sintomas associados a este tipo de doenças (como a dificuldade respiratória e o cansaço), melhorar a capacidade física, reduzir a ansiedade e a depressão, melhorar a qualidade de vida e aumentar a capacidade de gestão da doença.

Em Portugal cerca de 700 doentes que sofrem de DPOC deveriam ser enquadrados num Programa de Reabilitação Respiratória. Contudo, Portugal revela uma das mais baixas taxas de resposta à reabilitação respiratória, com apenas cerca de 0,1 por cento dos doentes crónicos respiratórios a terem acesso a programas adequados.

Doentes, familiares, cuidadores e todos os interessados em saber mais sobre as doenças respiratórias e o tratamento têm agora disponível esta plataforma online.

Estima-se que em 2020 as doenças respiratórias sejam responsáveis por cerca de 12 milhões de mortes anuais, atribuindo-se à Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) mais de três milhões de óbitos.

A DPOC é uma das doenças respiratórias mais comuns e que afecta cerca de 14 por cento da população portuguesa com mais de 45 anos.

Em destaque

Subir