Apresentações/Novidades

Lamborghini Urus chega em sete cores

O Porsche Cayenne e o Bentley Bentayga, entre outros, tem um novo rival a partir desta semana, com o lançamento do muito aguardado Lamborghni Urus. O novo membro do restrito ‘clube’ dos Super SUV é tudo o que se espera de um modelo desta craveira; elitista, de perfil desportivo e muito bem motorizado.

A marca de Sant’Agata Bolognese fez a apresentação oficial do Urus anunciando desde já sete cores (ou melhor tons, como gosta de dizer), que vão para além do Giallo Auge, o amarelo cor de lançamento.

O Bianco Monecerus (branco), o Grigio Lynx (cinzento), o Blu Eleos (azul elétrico), o Blu Astraeus (azul escuro), o Nero Helene (preto) e o Verde Hebe (verde escuro) são as outras opções de cor para o novo SUV da Lamborghini. Isto para já não falar das escolhas cromáticas das pinças de travões, disponíveis em cinza, preto, amarelo, verde, laranja e vermelho.

Como é natural sob o capot está um propulsor do grupo Volkswagen, detentor da marca italiana. Um V8 Twin Turbo prometendo 650 cv de potência, uma velocidade máxima de 305 km/h, uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos e uma capacidade de travagem de 100 km/h a 0 km/h em somente 33,7 metros. Algo que se paga por qualquer coisa como 171.500 euros (preço base). Face aos valores apresentados, Maurizio Reggiani, diretor do projeto, reclama para o Urus o título de SUV mais rápido do mercado, destronando o Alfa Romeo Stelvio.

O presidente da Lamborghni, diz que o Urus foi “um desafio a todos os níveis”, ainda que a marca tivesse algumas tradições no todo-o-terreno, mas já num passado distante – com o LM002. “Vai permitir andar em qualquer tipo de terreno, fora de estrada, no gelo e também nas dunas de areia”, garante Stefano Domenicali.

Este lançamento prova que os SUV são o segmento em maior crescimento na Europa, que não deixou ninguém indiferente, nem mesmo as marcas ‘premium’. Não apenas BMW, Mercedes, Audi, Jaguar, Alfa Romeo ou Porsche, mas também Maserati, Rolls Royce ou Lamborghini.

As vendas deste tipo de veículo cresceram globalmente em 233 por cento na última década, atingindo as 26,47 milhões de unidades em 2016. E se é certo que os SUV de luxo são um nicho de mercado, que se prevê atinja os 30 % do total de automóveis deste tipo em 2020. No ano passado foram vendidos 21 mil super SUV segundo a IHS Markit.

 

Em destaque

Subir