Economia

Krugman e o euro: “É muito possível que a Grécia deixe a moeda única”

paul_krugmanUma das vozes mais respeitadas no campo da economia, Paul Krugman prevê que a saída da Grécia do projeto da moeda única é um cenário “muito provável já no próximo mês”. Krugman, vencedor de um Nobel da Economia, aponta como causas a instabilidade política e a incapacidade grega de criar consenso para formar Governo. E até as economias poderosas da Europa estão vulneráveis a uma crise de enormes dimensões.

Economista Paul Krugman considera que “é muito provável” que a Grécia abandone a Zona Euro “já no próximo mês”. O economista norte-americano sustenta no seu blogue a sua teoria e aponta as dificuldades que o país vive, aliadas à crise política suscitada pelas eleições legislativas de há uma semana, que não permitiram uma maioria que conceda estabilidade política.

Desse modo, a Zona Euro pode perder um dos seus elementos, já no próximo mês, o que representaria um rude golpe no projeto europeu da moeda única e a abertura de um precedente.

Paul Krugman advoga que a Grécia não só está ameaçada no projeto da moeda única como poderá ter de voltar a realizar eleições, se não for capaz de criar um acordo político “dentro dos próximos dias”.

O economista aponta que junho poderá determinar o abandono do euro, o que significaria um sério aviso para outras economias do sul da Europa, como Itália e Espanha. Krugman insta a Alemanha a ajudar estes países, sob pena de toda a Zona Euro enfrentar uma crise que pode ter consequências graves.

A Europa depende estabilidade da Grécia, segundo Paul Krugman, e nem as economias mais poderosas escaparão entre as gotas de chuva, se se confirmar a primeira queda de um país da Zona Euro.

Em destaque

Subir