Motores

Kris Meeke: “Vencer na Finlândia é o máximo antes de ser campeão do mundo”

MeekeVitoriaFinlandia1

Kris Meeke ainda está a digerir a sua segunda vitória da temporada no campeonato do mundo de ralis (WRC). Um triunfo que tem um significado muito especial.

O britânico da Irlanda do Norte escreveu uma página história no WRC, ao tornar-se o primeiro piloto do seu país a inscrever o seu nome na galeria de vencedores de um Rali da Finlândia que até há poucos anos era um ‘feudo’ dos pilotos locais.

“Para um piloto do WRC conquistar o Rali da Finlândia constitui o objetivo máximo antes de ser campeão do mundo. É uma sensação incrível impor-nos nas mais belas estradas do mundo”, classifica Kris Meeke.

“Esta minha vitória começou a ser construída em Ounipohja, no segundo dia. À chegada da primeira passagem não sabia bem o meu tempo, mas sabia que tinha guiado bem. Mas nunca pensei que teria ganho 13s ao Jari-Matti Latvala”, assinala o britânico da Citroën.

MeekeVitoriaFinlandia2

“No ano passado, em sentido inverso, ele ‘deu-me’ seis segundos, numa altura em que eu pensava que tinha feito a especial perfeita. Isso demonstra os progressos efetuados graças à associação entre o trabalho com a equipa e a minha experiência, que continua a crescer”, reflete Meeke.

“Devo dizer igualmente que o carro funcionou na perfeição. Não fizemos mais do que um dia de testes, no domingo anterior, para chegarmos à conclusão de que já tínhamos o melhor ‘set-up’”, recorda o vencedor do Rali da Finlândia.

“Senti-me com confiança desde o primeiro metro e isso foi um elemento-chave da vitória. Na manhã do último dia estava totalmente relaxado e restava-me somente conduzir nas últimas especiais para terminar aquilo que tínhamos construído ao longo dos dois dias anteriores”, remata Kris Meeke.

Em destaque

Subir