Motores

Kris Meeke vence Rali de Portugal e Sebastien Ogier a Power Stage

MeekeRaliPortugal9

Kris Meeke venceu o Rali de Portugal após uma última etapa em que se empenhou em gerir a vantagem, face a um Sebastien Ogier e a um Andreas Mikkelsen que se empenharam na disputa da segunda posição.

O britânico da Citroën perdeu assim parte da vantagem com que saiu para as classificativas de Vieira do Minho e Fafe, mas ‘segurou’ a liderança para conseguir a sua segunda vitória no campeonato do mundo de ralis (WRC).

Em ano de desenvolvimento do novo Citroën C3 WRC, Meeke mostrou que apesar da relativa inatividade – não competia desde Monte Carlo – tem andamento para disputar o próximo campeonato do mundo, já que neste só alinha em alguns ralis, WRC, como o Rali de Portugal.

Sebastien Ogier queria manter a segunda posição com que saiu de Matosinhos, mas Andreas Mikkelsen revelou-se demasiado forte na primeira passagem pelo longo troço de Vieira do Minho e ‘roubou’ a posição ao seu companheiro de equipa.

OgierRaliPortugal4

O campeão do mundo ainda fez um ‘forcing’ para recuperar a segunda posição, mas Mikkelsen defendeu-se bem e garantiu o posto por 4,8 segundos. Valeu a Ogier o triunfo na Power Stage, que lhe proporcionou três pontos adicionais no campeonato do mundo.

Embora longe dos lugares do pódio, Jari-Matti Latvala conseguiu ser o segundo mais rápido na Power Stage e assim garantir mais dois pontos, a juntar aos obtidos pelo sexto posto no rali, que quase era top cinco, já que um pião de Eric Camilli na Power Stage permitiu ao francês da M-Sport segurar o quinto posto por 5,3 segundos.

CamiliRaliPortugal4

Classificação final
1.º Kris Meeke/Paul Nagle (Citroën) 3h59m01,0s
2.º Andreas Mikkelsen/Anders Jaegger (Volkswagen) + 29,7s
3.º Sebastien Ogier/Julien Ingrassia (Vokswagen) + 34,5s
4.º Dani Sordo/Marc Marti (Hyundai) + 1m37,1s
5.º Eric Camilli/Bernard Veillas (Ford) + 4m01,6s
6.º Jari-Matii Latvala/Mikka Anttila (Volkswagen) + 4m06,9s
7.º Mas Ostberg/Ola Floene (Ford) + 6m53,6s
9.º Martin Prokop/Jan Tomanek (Ford) + 10m24,1s
9.º Pontus Tideman/Jonas Andersson (Skoda) + 11m45,2s
10.º Nicolas Fuchs/Francisco Mussano (Skoda) + 13m14,0s

Em destaque

Subir